Emissão de Gazes efeito estufa

Por meio de diversas ações, a SulAmérica busca minimizar a emissão de gazes efeito estufa.

- Frota de veículos Flex – A SulAmérica possui, desde 2007, a sua frota com veículos Flex. E os colaboradores são incentivados a abastecerem seus carros com etanol. A emissão da frota própria foi reduzida em 360 toneladas de CO2 de 2011 para 2012, principalmente devido à renovação e redução da frota.

- Inventário de Emissões de GEE - desde 2010 a companhia publica o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa com o objetivo de medir sua pegada de emissões e definir uma estratégia de redução e compensação dessas emissões para os próximos anos.

- Guincho Selo Verde – no estado do Rio de Janeiro, a SulAmérica investiu na utilização de biodiesel em sua frota contratada de guinchos como incentivo ao Programa do Estado de utilização de biocombustíveis em substituição do diesel, mais conhecido como Programa Selo Verde. 64,7% dos atendimentos dos serviços de reboque são feitos por guinchos certificados Selo Verde no estado do Rio de Janeiro.

- Projeto Tinta à Base d’Água – Desde 2009, a SulAmérica adota a utilização de tintas à base de água na repintura dos veículos que passam pelo Centros Automotivos de Super Atendimento (C.A.S.A.) em parceria com a Basf, uma das maiores produtoras de tinta do mundo. A tecnologia da tinta à base d’água permite que 90% menos VOC seja emitido na atmosfera em comparação com as tintas tradicionais. Outros ganhos do processo são a preservação da saúde do profissional de pintura, controle da emissão de poluentes pelas oficinas e a qualidade final do trabalho, que reproduz, de forma fiel, a cor e a textura da pintura original executada nas montadoras. Com essa iniciativa deixaram de ser emitidas mais de 39 toneladas de VOC com a pintura de mais de 30.670 veículos com essa tecnologia nas 21 oficinas credenciadas participantes do programa.

- Salas de videoconferência - com o objetivo de reduzir a necessidade de viagens de seus colaboradores para reuniões em outras cidades, a empresa passou a utilizar salas de videoconferência desde 2005. Em 2012, ampliou o número de salas nas unidades do Morumbi em São Paulo e Matriz no Rio de Janeiro e passou a oferecer uma ferramenta de vídeo conferência no próprio sistema de e-mail, onde gestores podem fazer reuniões com até 12 pessoas, tanto com da rede interna da companhia como fornecedores e prestadores de serviços que utilizem a plataforma Google +.

Fonte: Sul América