Entidade destaca a importância dos faróis para evitar acidentes

A comunicação garante uma boa convivência social e no trânsito isso não é diferente. Ao sair nas ruas, devemos estar constantemente em interação com os demais condutores, ciclistas e pedestres, pois a comunicação evita acidentes.

Todo carro nos oferece diversos dispositivos que facilitam a comunicação na circulação: setas, buzinas, luzes de freio e de ré e faróis. Todos eles podem ajudar a indicar e antecipar atitudes que vamos realizar, para evitar conflitos.

Os faróis, por exemplo, além de serem equipamentos que ampliam a visibilidade na circulação, também ajudam a sinalizar intenções. Todo condutor deve estar atento ao seu bom funcionamento, antes de sair às ruas ou pegar estrada. Já imaginou dirigir sob chuva ou em condições adversas (à noite) sem essas luzes? Mesmo durante o dia, o uso dos faróis baixo amplia a visibilidade, reduzindo os riscos.

Mas a sua utilidade não para aí. A alternância de luzes baixa e alta pelos faróis, por um período curto, significa para os demais motoristas que eles podem encontrar dificuldades à frente, e devem reduzir a velocidade. Esse mesmo sinal pode ser um pedido de passagem.

Caso o veículo de trás adote esse sinal insistentemente, ele significa que o seu carro pode estar apresentando algum problema. Fique atento! Busque ouvir ruídos ou verificar se alguma coisa esta acontecendo no seu carro. Esse mesmo sinal pode ser um alerta de problemas também no veículo que está sinalizando ou que ele possa estar numa situação de emergência, levando, por exemplo, alguma pessoa para um hospital. Por isso, de passagem quando perceber esse tipo de sinalização.

Uma recomendação importante! As pessoas não podem adivinhar suas intenções no trânsito, por isso todos devem sinalizá-las. Observar o entorno e o fluxo da via, como a movimentação de pedestres, também é importante. Não sinalizar pode custar vidas e sinalizar não custa nada, destaca o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária).

Assista ao vídeo produzido pelo OBSERVATÓRIO sobre esse tema. Faça da comunicação sua aliada para um trânsito mais seguro. Veja:

Programa Observar - Faróis

Fonte: Observatório Nacional de Segurança Viária

Últimas notícias: Óculos para daltônicos melhoram segurança ao dirigir
                           Sul tem grande oferta de cursos
                           Previdência aberta encerra o semestre com contribuições de R$ 46 bi no semestre, 28% maior