Estudo destaca necessidade de analisar riscos das empresas
O gerenciamento de risco tem que estar intrínseco ao planejamento estratégico das organizações. É o que mostra um estudo global da corretora de seguros Marsh, realizado com 1,2 mil presidentes e diretores de empresas privadas, públicas e sem fins lucrativos em fevereiro deste ano. Segundo a pesquisa, intitulada Excellence in Risk Management, 52% dos executivos da alta liderança (presidentes e diretores) afirmam que a gestão de risco tem de estar intrínseca ao planejamento estratégico das organizações. Já 46% dos executivos dizem ser o principal papel da área de gerenciamento fornecer inputs e insights ao processo de planejamento das companhias.
A pesquisa mostra também que o valor estratégico dos profissionais de gerenciamento de risco ainda não é totalmente aproveitado. Tanto que 74% dos executivos reconhecem que é necessário analisar com mais profundidade os indicadores de ricos de suas respectivas empresas. “A área de gestão de risco das empresas tem o papel fundamental de identificar, avaliar e priorizar as ameaças porque as organizações estão expostas a diversos eventos, por exemplo, acidentes, perda de mercado, defeitos em produtos, perda de capital intelectual e reputação. É preciso que os riscos sejam monitorados e reavaliados, pois risco é um organismo vivo. Por isso, a área de gestão de risco deve estar lado a lado com a alta liderança das companhias”, diz Eduardo Takahashi, diretor executivo da corretora Marsh.
Perfil dos entrevistados
Total: 1.200 entrevistados
74% - Gerente e coordenador da área de risco
18% - Alta liderança (presidente e diretor)
8% - Diretor de risco
Ranking dos principais riscos em 2013 segundo os entrevistados
1. Interrupção dos negócios
2. Condições Econômicas
3. Liquidez
4. Riscos Regulatórios/Compliance
5. Destruição/Perdas de Recursos Físicos
6. Litigação ou sinistros
7. Catásstrofe natural
8. Mudanças Legais ou regulatórias
9. Disponibilidade de seguros para mitigar riscos
10. Risco a saúde e segurança no trabalho
11. Reputação de marca
12. Continuidade de Negócios/Execução do Gerenciamento de Crise
13. Disponibilidade de capital
Porte das empresas (receita)
23% - Empresas com faturamento acima de US$ 5 bilhões
28% - Empresas com faturamento entre US$ 1 bilhão e US$ 4,9 bilhões
37% - Empresas com faturamento entre US$ 50 milhões e US$ 999 milhões
12% - Empresas com faturamento abaixo de US$ 50 milhões
Segmento das empresas
39% - Privadas
39% - Públicas
12% - Sem fins lucrativos
10% - Governamentais
Fonte: CNseg