Estudo prevê expansão de 50% para o setor

Produzida pela KPMG, a pesquisa "O mercado brasileiro de seguros hoje e nos próximos anos", elaborada a partir de consulta com 38 executivos, que, em prêmios, representam mais de 60% do setor, aponta crescimento acima do PIB na última década e estima expansão de 50% nos próximos cinco anos.

Outra constatação do estudo, divulgado no início deste ano, é que, excluindo as modalidades saúde e vida, o mercado segurador representa 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB), o que significa que tem amplo espaço para crescer, a exemplo do que vivenciam países com economia mais madura.

Nos Estados Unidos e na Bélgica, por exemplo, a participação do mercado segurador no PIB é de 3% - também sem contar os segmentos vida e saúde. A pesquisa da KMPG apurou ainda as seguintes características do mercado: Grande concentração, que deverá se manter nos próximos anos.

As áreas que devem ser otimizadas são principalmente a gestão de sinistros e os investimentos em publicidade e marketing – focados em campanhas de rádio e TV, jornais e revistas especializadas. As ações prioritárias devem se concentrar na melhoria da gestão dos processos litigiosos e dos prestadores de serviço e no aprimoramento do mecanismo de precificação.

Fonte: Revista Cobertura Mercado de Seguros

Últimas notícias: Rede Feminina de Combate ao Câncer realiza ações para o Outubro Rosa
                           Desvendando o seguro automotivo 
                           Mais de 5 mil profissionais do mercado segurador se encontram em Foz do Iguaçu