Eu Sou Vida: a importância da mulher se cuidar

Chegamos ao mês de Outubro, mês em que o mundo se colore de rosa e que pessoas engajadas discutem um assunto essencial: a saúde da mulher.

Esse período representa em muitos lugares no mundo o mês reservado para se falar da importância da prevenção, pois é nesse período que realizamos o Outubro Rosa, ação de conscientização da população sobre o câncer de mama.

O movimento surgiu na década de 90 nos Estados Unidos, e ganhou o mundo com a necessidade de falar sobre esse assunto  e de sensibilizar as pessoas de que a prevenção é sempre o melhor caminho.

O símbolo do movimento é o laço cor de rosa, que se tornou sinônimo de saúde e amor próprio ao redor do mundo.

É de extrema importância que todos entendam que qualquer mulher pode desenvolver o câncer de mama, porém há certas características que aumentam as chances da doença.  Se você tem mais de 50 anos, já teve casos desse tipo de câncer em sua família, ou já desenvolveu câncer em uma das mamas, você pode ser mais propensa à doença.

A prevenção nesses casos é o melhor caminho, se você descobre o câncer em seus estágios iniciais a suas chances de recuperação são muito maiores. Abaixo você encontrará algumas dicas essenciais de prevenção:

• O autoexame é fundamental, principalmente se realizado mensalmente. Segundo a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma, o conselho é fazer o exame logo após a menstruação. Se não menstrua mais escolha um ponto fixo no mês.
  • O autoexame é de suma importância, porém saiba que ele não substitui aquele feito por um médico capacitado.
  • Para mulheres que estão acima dos 40 anos e que fazem parte do grupo de risco, é de suma importância fazer a mamografia.
  • Esteja sempre alerta para quaisquer alterações nas mamas, como a deformação e alteração do formato, feridas e secreções ao redor dos mamilos, caroços nas mamas ou axilas, lembrando que o tumor não vem acompanhado de dor.

A qualquer sinal desses sintomas procure o médico imediatamente, quando mais cedo, mais chances de cura você tem.

Devido a importância do assunto, o SindsegSC realiza desde 2013 uma campanha chamada  Eu Sou Vida – Outubro Rosa. Esse ano não será diferente, e você poderá acompanhar diversas ações no Portal SindsegSC ao longo do mês. Não deixe de acessar o site para conhecer mais sobre a campanha e receber mais dicas de prevenção.

E lembre-se: a proteção é um ato de amor, PROTEJA-SE!

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras