Extintor não é enfeite, troque regularmente conforme data de validade!

O extintor é uma das principais medidas de segurança no caso de incêndio. Seu uso é obrigatório no Brasil, e deve ser adotados por todos, tanto na local de trabalho como em seu veículo. Vale lembrar, que o uso dos extintores é recomendado somente para o combate ao princípio de incêndio ou pequena chama.

Fique sempre atento a validade de seu extintor, que em média é de cinco anos. Ele deve ser substituído para que em casos de emergência funcione perfeitamente.

Não se esqueça de acompanhar a nova Resolução do CONTRAN Nº 333, que prevê a substituição do seu antigo extintor por um de tipo ABC. A lei entrou em vigor dia 1º de janeiro de 2015, porém devido à falta do produto no mercado, você tem até dia 1º de abril de 2015 para se adequar.

Esse novo tipo de extintor oferece muito mais segurança, pois cobre incêndios tanto de sólidos e líquidos, quanto de gases e eletricidade.

Seguindo as recomendações do Cesvi Brasil, em casos de emergência aqui vão algumas dicas para o uso correto do extintor:

- Primeiro verifique se ele está em plenas condições de uso.
- Cheque se o indicador de pressão não está na faixa vermelha.
- Se o extintor possui selo do Inmetro e se está no prazo de validade.
- Se ele não está em uma embalagem plástica, enferrujado, amassados ou outros danos.
- e por fim, se o lacre está intacto.

Em caso de incêndio em seu veículo não se desespere, a calma é essencial para que você consiga apagar o fogo com segurança. Estacione seu carro, faça com que todos os ocupantes saiam do carro. Sinalize a parada com o triângulo. Em seguida pegue o extintor e retire o lacre. Sempre a uma distância que você considere segura, mire no foco da chama e dispare.

Lembre-se que o extintor serve somente para pequenos incidentes, não insista em casos de grandes incêndios. Em todos os casos, para medida de segurança, sempre chame O Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Fonte: SindsegSC –Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina