Fenacor promove seminário em Santa Catarina

A Fenacor realizou, em Florianópolis (SC), nesta terça-feira – 1º de março – mais uma etapa do seminário “Lei do Desmonte, Acidentologia e Vitimação no Trânsito”, promovido pela Fenacor, com o apoio da Escola Nacional de Seguros, Sincor-SC, SindsegSC, FenSeg e Observatório do Trânsito. Na ocasião, para um auditório lotado, o integrante do Conselho Fiscal da Fenacor, Carlos Valle, destacou que a lei do desmonte poderá ajudar a minimizar significativamente um dos mais sérios problemas de segurança pública no País, o elevado número de carros roubados e furtados. Assista a reportagem acessando o link. https://goo.gl/zhxF3m

Ele lembrou que, a cada ano, 500 mil carros são levados pelos ladrões. Destes, apenas 60% são recuperados. “Isso significa que 200 mil carros desaparecem anualmente, ou seja, um milhão de veículos sumiram nos últimos cinco anos”, frisou.

Valle citou ainda que a aplicação de leis semelhantes vem gerando resultados excelentes em outros países, como a Argentina, onde os roubos e furtos de veículos despencaram 60% após vigência de um novo marco legal. “No Brasil, temos o exemplo de São Paulo, onde os roubos e furtos também foram reduzidos após a vigência de lei estadual”, observou.

Já o diretor Executivo da Fenseg, Neival Rodrigues, afirmou que um carro é roubado no Brasil a cada minuto. Ele revelou que os índices de recuperação de carros roubados vêm caindo ano a ano, passando de 50% em 2013 para 52% no ano seguinte e chegando a 54% em 2015. “Mas, o fato de 46% dos veículos roubados não serem recuperados ainda é preocupante”, acrescentou.

O diretor da Fenseg assinalou ainda que o volume de roubos e furtos caiu pouco menos de 2% no passado. Isso ocorreu principalmente em razão dos bons resultados apurados em São Paulo, onde a queda chegou a 11,2%. Segundo ele, São Paulo já colhe os efeitos da lei estadual que combate o desmanche ilegal de veículos. “Se formos excluir São Paulo da estatística nacional, veremos que houve um crescimento de 5,4% nos roubos e furtos”, comentou.
“Em Santa Catarina, são aproximadamente 17.500 veículos roubados ou furtados a cada ano, o que representa algo em torno de 5% do total nacional”, afirmou Auri Bertelli, presidente do Sincor-SC.

Fonte: SincorSC | Fenacor

Últimas notícias: Comunicado Palestra Blumenau