Feriado da Semana Santa: número de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT aumentou em 53,2% nos últimos três anos
Muitas pessoas aproveitam o feriado da Semana Santa para pegar a estrada e curtir a família e os amigos. Dias de lazer são desejados e bem-vindos, no entanto, melhor ainda é retornar em segurança para casa. No ano passado, o feriado de Páscoa registrou um alto número de acidentes. Para se ter uma ideia, de 2010 para 2012, a quantidade de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT registrou um aumento de 53,2%, pulando de 2.655 para 4.070.
As motocicletas estão no topo das indenizações pagas em acidentes ocorridos durante a Semana Santa de 2012, representando 72,4% de todos os benefícios pagos às vítimas, dados que preocupam, segundo o diretor-presidente da Seguradora Líder DPVAT, Ricardo Xavier. “Analisando o comportamento de indenizações pagas em acidentes ocorridos durante a Semana Santa de 2006 a 2012, o número de benefícios pagos por invalidez permanente a motociclistas aumentou em 277%,” afirma Xavier. É preciso salientar que os condutores de motos estão mais expostos às lesões.
Os homens foram os mais indenizados durante o feriadão. Eles receberam 72% das indenizações pagas. A faixa etária com maior incidência de acidentes foi a de 18 a 34 anos, totalizando 54,3% dos pagamentos. Entre os horários com maior número de acidentes estão o anoitecer, entre 17h e 19h30, para caminhões, motocicletas e automóveis. Para ônibus e micro-ônibus, o período da noite, entre 20h e 23h59, foi o horário com mais acidentes.
Mapa dos Acidentes
O Nordeste foi a região com maior número de indenizações pagas por acidentes ocorridos na Semana Santa de 2012. A região representou 33,4% de todas as indenizações pagas. Em segundo lugar ficou o Sul, com o pagamento de 1.136 indenizações (27,9%).
Quando analisados apenas os números de indenizações pagas por morte, o Sudeste aparece em primeiro lugar com 37,7% dos benefícios entregues. O Nordeste também figura com uma alta percentagem nesta lista, com 31,4%.
Fonte: Seguradora Líder - DPVAT