Gerenciamento de Projetos como forma de eliminar riscos e incertezas futuras

O segundo dia do I Fórum de Planejamento e Gestão, promovido pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) foi iniciado com o representante do Banco Central do Brasil/DESIG/DIMOLT, Alberto Suleiman Sade Junior, que ministrou a palestra sobre “Gerência de Projetos – Lições Aprendidas e Storytelling”. O foco da apresentação foi levar ao público-alvo, servidores públicos das áreas de planejamento e gestão, ferramenta úteis no gerenciamento de projetos, onde um planejamento elimine grandes ocorrências de incertezas, que levam o gestor a assumir premissas e riscos.

O palestrante abordou a técnica denominada “Lições Aprendidas”, processo de coleta de informações e documentação sobre eventos que ocorreram durante a gestão de um projeto, para benefício de projetos futuros.

- Sem este tipo de registro, o gestor corre o risco de ser pego nos mesmos imprevistos anteriores. Sem a adoção desta prática, as empresas não dispõe de processos de registro formal das lições aprendidas, o que faz com que eles existam apenas na memória dos servidores – alertou Suleiman.

Outra metodologia apresentada, o Storytelling, tem o seu significado ligado à história, pois trata-se resumidamente disso: contar histórias. No contexto de gestão, é uma poderosa ferramenta para compartilhar conhecimento dentro de uma equipe, ou órgão. Alberto Suleiman explicita a sua importância:

- É uma forma de reforçar a cultura organizacional, fazendo com que todos conheçam um pouco mais sobre sua equipe, seu local de trabalho.

Fonte: Susep