Grande Florianópolis é a região mais competitiva do Estado
A Secretaria de Estado da Fazenda divulgou a primeira edição do Índice de Competitividade Regional (ICR-SC) das 36 unidades administrativas de Santa Catarina.
De acordo com o estudo, a Grande Florianópolis é a região mais competitiva do Estado com nota 7,03, seguida por Blumenau (6,59), Jaraguá do Sul (6,32) e Joinville (6,07).
O levantamento, elaborado pela Diretoria de Planejamento Orçamentário, leva em conta uma série de 66 indicadores de 10 fatores de competitividade: educação básica, educação superior, saúde, mercado de trabalho, sustentabilidade social, sustentabilidade ambiental, infraestrutura, tamanho da economia, solidez fiscal e segurança pública.
A proposta do estudo é fornecer subsídios às políticas públicas do Estado. A partir dele será possível identificar com mais facilidade as diferenças entre as regiões, além das características de cada uma delas, auxiliando o Estado a definir ações de desenvolvimento regional e localizar as áreas de oportunidades.
O ICR-SC se baseia na metodologia utilizada para calcular o Índice de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial, adequando-se às restrições de informações existentes em nível regional. A Secretaria da Fazenda pretende calcular o ICR-SC anualmente.
Como funciona
O estudo analisa a competitividade, capacidade de uma região ou de um município atrair investimentos e reter talentos, em uma escala de valores entre zero e dez de acordo com o desempenho da região em cada indicador.
Confira a pesquisa na íntegra AQUI.
Fonte: Noticenter