Grupo de Trabalho em Eficiência Energética do G20 quer conhecer ações das seguradoras sobre o tema

Preocupados com a questão e interessados em fortalecer a cooperação internacional em prol do aumento da eficiência energética, os líderes do G20 ratificaram o Plano em Eficiência Energética do G20 de 2014 e criaram o Grupo de Trabalho Financeiro em Eficiência Energética, que tem por objetivo melhorar o fluxo de capital para investimentos em eficiência energética nos países do G20 e compartilhar boas práticas em políticas e instrumentos de financiamento.

Como o tema relaciona-se diretamente com os objetivos da iniciativa dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros da ONU (PSI, na sigla em inglês), esta resolveu colaborar com o projeto solicitando que as seguradoras signatárias e apoiadoras dos PSI compartilhem suas estratégias e ações em prol da eficiência energética.

Basicamente, o que se deseja são informações a respeito de produtos e serviços de seguro que promovam a eficiência energética, incluindo aí projetos piloto e garantia ou seguro de performance. Eles também gostariam de saber sobre eventuais investimentos diretos das seguradoras em eficiência energética e a percepção do setor sobre os principais desafios e oportunidades relacionados à essa linha de negócios.

Para colaborar, as seguradoras devem enviar suas contribuições até 15 de março, para que sejam compiladas a tempo de serem apresentadas no Encontro do Grupo de Trabalho em Clima e Energia do G20, que acontece de 21 a 23 do mesmo mês, em Berlin.

As informações devem ser enviadas (sem nenhuma forma ou formato em particular) para o e-mail psi-efficiency@unepfi.org e, se possível, com cópia para Maria Elena Bidino (bidino@cnseg.org.br), superintendente responsável pela Comissão de Sustentabilidade da CNseg, instituição com forte atuação nas questões relacionadas à sustentabilidade no mercado segurador brasileiro e uma das instituições apoiadoras dos PSI.

Dentro desse contexto, tanto a CNseg, quanto o próprio Grupo de Trabalho Financeiro em Eficiência Energética do G20 incentivam as empresas do setor segurador a manifestarem publicamente o reconhecimento da importância da preocupação com a eficiência energética e assinarem a Declaração do Investidor em Eficiência Energética do G20, que pode ser acessada clicando aqui.

Fonte: CNseg