Homens também podem desenvolver o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor que surge e cresce a partir das células do tecido mamário. Um tumor é um tecido de células que crescem de forma incontrolável, isto acontece por distúrbios no núcleo da célula, causando problemas no DNA, fazendo estas células crescerem e se multiplicarem, em alguns casos mais graves, as células se espalham para outros tecidos no corpo (metástase).

O câncer de mama ocorre principalmente em mulheres, mas homens também podem desenvolver, mas em casos muito raros. Muitas pessoas não percebem que os homens também tecido mamário e por isso, desenvolver câncer de mama. De acordo com o INCA, para o ano de 2015 são esperados mais de 57 mil novos casos de câncer de mama em mulheres, enquanto o número esperado para o câncer de mama em homens é muito inferior.

O câncer de mama masculino é mais comum em homens mais velhos, embora pode ocorrer em qualquer idade. Os homens diagnosticados com câncer de mama masculino na fase inicial tem uma boa chance de cura, porém, como muitos homens não vão ao médico regularmente, os sinais ou sintomas, tais como um nódulo de mama, nem sempre não identificados a tempo. Por esta razão, muitos tipos de câncer de mama no sexo masculino são diagnosticados quando a doença já está mais avançada.

O câncer de mama em homens, como outros tipos de câncer precisam de diagnosticados o quanto antes para melhores chances de cura. Os tratamentos realizados poderão ser a quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, em casos mais graves pode ser necessário a combinação dos três tratamentos.

Os sinais do câncer de mama em homens podem apresentar:

  • Alterações na pele
  • Vermelhidão no peito
  • Caroço indolor
  • Mamilo virar para dentro
  • Secreção no mamilo

As causas do câncer de mama masculino não são específicas, podendo ser causado até mesmo pelos mesmo fatores do câncer de mama em mulheres. Todo mundo nasce com uma pequena quantidade de tecido mamário. Tecido mamário consiste de produtores de leite glândulas (lóbulos), ductos que carregam o leite para os mamilos e gordura.

Durante a puberdade, as mulheres começam a desenvolver mais tecido mamário e os homens não. Mas porque os homens nascem com uma pequena quantidade de tecido mamário podem desenvolver um câncer na mama.

Alguns homens herdam genes anormais (mutantes) de seus pais que aumentam o risco de câncer de mama. Mutações em um dos vários genes, especialmente um gene chamado BRCA 2. Este gene aumenta o risco de desenvolver câncer de mama e câncer de próstata. Homens que herdam este gene tem maior risco e se não praticar hábitos saudáveis, tem um risco ainda maior de desenvolver o câncer de mama.

Fonte: Folha Nobre | Dicas de Saúde

Últimas notícias: Blumenau aparece em 44º no ranking das melhores cidades para investir em negócios
                           Corretores chegam a consenso e resolvem ter uma única autorreguladora
                           OBSERVATÓRIO faz alerta sobre excesso de confiança na direção