Humorista leva informação às escolas

Aprender brincando e se divertindo. É esta a proposta do espetáculo "Trânsito Feliz e o Bê-a-Bá da Prevenção", do humorista Rudi. A iniciativa - uma parceria com o Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina (Sindseg/SC) - existe desde 2015 e, neste mês, chegou a Gaspar. Com o apoio da Secretaria de Educação e Diretoria de Trânsito (Ditran), a apresentação irá contemplar seis escolas até o dia 20 de junho. "Ficamos sabendo deste projeto e solicitamos ao Sindseg a vinda dele para a cidade.  Felizmente deu certo e optamos em levar a iniciativa para as escolas mais distantes do Centro", explica o agente de Trânsito, Pedro da Silva. Ele está acompanhando as apresentações nos educandários e ressalta a importância da iniciativa. "Aprender com a parte lúdica é muito interessante pois este é um recurso que prende a atenção das crianças. Muitos alunos mudam o comportamente após assistir a peça", afirma.

Na quinta-feira (14) foi a vez dos alunos da Escola Olímpio, no bairro Gaspar Grande, receber o humorista e suas orientações. "Ficamos muito felizes em a escola ser uma das escolhidas para receber o programa. Faz parte do nosso dia a dia a discussão de temas transversais com os alunos, como o trânsito, e a iniciativa vem ao encontro do nosso trabalho", ressalta a coordenadora pedagógica da escola, Sandra Mara Hostins. Ela explica que as crianças aprendem muito mais quando a ação envolve brincadeiras. "Sempre é possível absorvermos algo", ressalta.

O humorista Rudi, que apresenta a peça com a esposa Sissa, explica que a ideia surgiu após ele receber muitos convites para se apresentar nas escolas. "As crianças tem um carinho muito grande pelo Rudi e começamos a sermos procurados por muitos educandários. Porém, eu sabia que não podia ir até a escola apenas para fazer piadas. Eu precisava levar algo a mais, passar uma mensagem", afirma. Sendo assim, além de orientar as crianças sobre cuidados no trânsito, o humorista também aborda lições de cidadania, como a importância da família. Após a apresentação, os estudantes ganham uma cartilha informativa. "A intenção é fazer com que os alunos  levem para os pais o que aprenderam com o espetáculo", diz Rudi.  

Fonte: Jornal Metas