Inovação é transformar boas ideias em melhores práticas
Nossa primeira entrevistada é Mariana Meirelles, formada em Administração de Empresas e atuando como analista de Planejamento e Orçamento desde 1998, já tendo exercido as funções de coordenadora de Gestão Estratégica, gerente de Avaliação, coordenadora do Processo Participativo do PPA, diretora da área social e diretora de Planejamento e Gestão Territorial.
Para a senhora, o que é inovação?
Ao meu ver, inovação é transformação no sentido da evolução. É transformar boas ideias em melhores práticas e melhores produtos, na direção do que almejamos, que é o desenvolvimento sustentável.
Qual é a importância da inovação em consonância com o desenvolvimento sustentável?
Respeitar os limites do planeta significa antes de tudo redefinir os padrões de produção e consumo hoje em vigor no mundo. Temos que aprender a nos ajustar a estes novos padrões, gerando o menor impacto ambiental possível e assegurando o melhor bem estar para as pessoas no planeta.
Para tanto, a inovação é a chave para a mudança de padrão, para o uso racional dos recursos e para a maximação do bem estar.
Sem inovação, será improvável a conquista do desenvolvimento sustentável.
É possível inovar de forma sustentável e proporcionar benefícios tanto para a empresa como para o consumidor?
Claro. O desenvolvimento sustentável é um objetivo comum, entre empresas e consumidores. Produzir bens e serviços tendo em conta os limites do planeta, não é algo contrário aos interesses do setor produtivo.
A sustentabilidade não deve ser considerado como algo que prejudica o setor produtivo, que gera mais custos necessariamente. E o setor produtivo já acordou para isso. Hoje, cada vez mais, as empresas estão considerando a sustentabilidade como eixo central na definição dos seus negócios, porque compreendem que isso mais do que tudo gera vantagens comparativas. Mais e mais os mercados estão sendo estruturados a partir da premissa de que o padrão de produção em vigor não é sustentável e pode vir a gerar muitos problemas no presente e no futuro.
Por outro lado, mais e mais consumidores estão orientando as suas escolhas tendo em conta a sustentabilidade. Buscam produtos e serviços desenvolvidos por empresas social e ambientalmente responsáveis. Empresas que possuem práticas inovadoras ambientais e sociais e que são líderes na construção de um futuro melhor.
O que um projeto precisa ter, na sua opinião, para ser considerado inovador?
Deve ser antes de tudo transformador. Deve ser passível de ser replicado e também deve ser passível de ser utilizado em grande escala. Deve também estar voltado ao consumidor, ou da sociedade em geral. Uma boa ideia em si não pode ser considerado uma inovação.
Um projeto inovador tem que ser um projeto transformador e tem que gerar benefício direto ao usuário ou a sociedade em geral.
Fonte: CNseg