Marítima Seguros alcança R$ 1,7 bi em prêmios de seguros em 2012 e expande mercado de atuação

O Grupo Marítima, uma das maiores companhias de seguro do Brasil, alcançou um resultado consolidado de cerca de R$ 1,7 bilhão em Prêmios de Seguros em 2012, valor 12,7% superior ao registrado no ano anterior. Formado pela Marítima Seguros e Marítima Saúde Seguros, o Grupo investiu na expansão geográfica e em tecnologia da informação, o que contribuiu para o incremento na carteira de cliente s. Ao final do ano, os Ativos Totais somavam R$ 1,7 bilhão e o Lucro Líquido obtido foi de R$ 28,1 milhões.

Dessa forma, a Ma rítima observou um crescimento de 15,8% na carteira de Automóveis, com um total de R$ 558,9 milhões em Prêmio Emitidos Líquidos e mais de 353 mil apólices emitidas em 2012. A estratégia de expansão propiciou resultados expressivos, a exemplo da evolução de 90,7% observada no Nordeste, região na qual, além das filiais em Fortaleza e Recife, a empresa inaugurou só no ano passado, unidades Marítima MAR - Marítima Atendimento e Relacionamento nas cidades de Natal (RN), João Pessoa (PB) e Salvador (BA).

Já no segmento Pessoas, a companhia at ingiu um total de R$ 84,4 milhões em Prêmios Emitidos Líquidos, valor 15,9% superior ao registrado em 2011, e mais de 500 mil vidas seguradas. Os maiores desempenhos da carteira foram nos Estados do Paraná e Santa Catarina (29,3% total) e Rio de Janeiro (17,9%).

Nos Ramos Elementares, a Marítima emitiu cerca de 350 mil apólices e concluiu 2012 com R$ 543,9 milhões em Prêmios Emitidos Líquidos, o que representa crescimento de 8,3%. Algumas das carteiras de maior crescimento foram as de Penhor Rural (22,6%), Benfeitorias de Produtos Agrícolas (13,7%) e Empresarial (11,4%).

Na Marítima Saúde Seguros, os Prêmio Emitidos Líquidos aumentaram 14,8% e passaram de R$ 385,3 milhões em 2011 para R$ 441,7 milhões em 2012. O número de vidas seguradas chegou a 190,1 mil. Já a rede referenciada inclui 565 hospitais, 332 laboratórios, 582 centros de diagnósticos, 327 fornecedores de materiais, 19 associações de médicos e mais de 6,1 mil prestadores para os demais serviços.

Perspectivas 2013

As perspectivas para 2013 são de incremento do market share, com meta de 20% de crescimento. Em Janeiro deste ano, foi firmado acordo para aquisição pelo Grupo Sompo Japan, por meio da Yasuda Seguros, do controle acionário da Marítima. Ambas empresas continuarão com operações independentes. A Marítima terá como foco o segmento de massificados e a Yasuda, o empresarial.

A empresa também incrementou a interação com os diversos públicos com os quais se relaciona. O Bom Te Ver Bem,conceito adotado para orientar as ações da companhia, que além de servir como plataforma de educação para o bem estar e qualidade de vida, também informa sobre a relevância social das diversas modalidades de seguro, foi o recurso utilizado para disseminar a relevância do seguro no dia-a-dia das pessoas, bem como disseminar informações que contribuam para o bem estar e qualidade de vida de seus públicos. Tanto é que, só no último trimestre de 2012, as visualizações da marca nas mídias sociais foram próximas a 900 mil e as interações superaram a marca de 17,5 mil. Ao longo do ano, o canal da Marítima no Facebook obs ervou um crescimento de 109% e o Twitter, 55%. Atualmente, os canais da seguradora são: o blog Bom Te Ver Bem, Twitter (@maritimaseguros), Facebook, Flickr (imagem), SoundCloud (áudio) e Youtube (vídeos).

Fonte: RMA Comunicação | Assessoria de Imprensa da Marítima Seguros