Melhorando a saúde bucal

As pessoas estão ficando cada vez mais sem tempo no dia a dia. A correria é tanta que muitas vezes deixamos de cuidar de uma das coisas que mais nos importa, a nossa saúde bucal. 

Na hora do almoço, quase não dá tempo de escovar os dentes, quanto mais passar fio dental, limpador de língua, enxaguante. Além de evitar doenças em outras partes do corpo, ter um sorriso saudável pode ajudar na qualidade de vida e nas relações sociais.

Como manter uma saúde bucal na correria do dia a dia?

Quem traz essa resposta é o SID, mascote do SindsegSC. Ele elaborou algumas dicas que podem ajudar na prevenção de cáries, mau hálito e algumas doenças.

  1. Escovar sempre os dentes ao acordar, depois de cada refeição e antes de dormir;
  2. Enxaguar a boca diversas vezes com água, como se estivesse fazendo bochechos. Essa medida vai remover alguns detritos alimentares, diminuir a acidez e melhorar o hálito;
  3. Sempre que escovar os dentes, lembre-se de escovar também a língua, pois a maior parte das bactérias fica instalada na parte de cima da língua;
  4. Manter uma alimentação sempre saudável, rica em fibras e com baixo teor de açúcares e carboidratos;
  5. Após as refeições, sempre passar o fio dental e realizar escovações com pasta fluoretada;
  6. As escovas devem ser individuais e trocadas com frequência;
  7. O fio dental é indispensável, pois os dentes possuem cinco faces e algumas delas não são alcançadas pelas escovas;
  8. Faça uma visita à seu dentista a cada seis meses.

Não deixe que a correria estrague o seu sorriso. A prevenção é a maneira mais econômica de manter a saúde bucal. Uma boa escovação reduz significadamente o risco do desenvolvimento de cáries e do mau hálito.

Acompanhe a coluna do Dicas do SID clicando aqui, e veja outras dicas sobre saúde, relacionamentos, sustentabilidade e educação.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina.