Mercado diz que queda de Selic será mais gradual
O mercado acredita que o Banco Central será mais cauteloso no ritmo de queda da taxa Selic. A última reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom) ocorrerá no fim do mês e a aposta da maioria dos especialistas é de que a taxa básica de juros recue 0,25 ponto percentual, e não mais meio ponto, tendo em vista a forte reação negativa dos mercados financeiros à vitória do republicano Donald Trump na corrida à Presidência dos Estados Unidos. A política monetária mais austera deverá fazer a Selic fechar em 13,75% no ano.
Na média, em 2017, a taxa de juros ficará em 10,75%. Porém, o Top 5- instituições que mais acertam as estimativas- mostrou que a projeção de médio prazo para a Selic no próximo ano subiu para 11,50%, e não mais 11,25% até então, indicando um ciclo de afrouxamento monetário mais brando.
No mês passado, após o corte de 0,25 ponto, levando a Selic para 14%, o BC adotou um tom mais duro em relação ao processo de corte, ressaltando que é preciso ter "persistência maior" na sua política e olhar de perto a inflação de serviços, sobretudo. Na sequência, a vitória de Trump provocou uma forte valorização do dólar, 7% sobre o real nos últimos três pregões, com potencial para pressionar ainda mais a inflação.
Este risco ainda não afetou a projeção de alta do IPCA, em queda- de 6,88% para 6,84%, segundo analistas de mercado. Para 2017, a estimativa recua pela segunda semana seguida, aproximando mais do centro da meta, de 4,5%. Agora, a projeção é de alta de 4,93%, sobre 4,94% da semana anterior.
Para a atividade econômica, as projeções pioraram para 2016, com queda de 3,37% sobre 3,31% previstos anteriormente. A expansão prevista para 2017 agora chegou a 1,13%, sobre 1,20%.
Fonte: CNseg