Monitoramento residencial facilita tomada de providências em caso de assaltos

“Ondas” de assaltos residenciais são cada vez mais frequentes, em diversas cidades brasileiras. As invasões podem ocorrer em bairros de diferentes níveis sociais e, além de tirar boa parte do patrimônio material dos moradores, podem sujeitá-los a diferentes riscos. Segundo dados dos setores de Inteligência das Polícias Civil e Militar de São Paulo, só nos primeiros 15 dias de 2012 foram registrados mais de 90 casos de roubo a residências na capital, uma média de um a cada quatro horas. Para agilizar a tomada de providências nesse tipo de situação, os sistemas de monitoramento residencial contam com atributos que facilitam o atendimento a essas ocorrências.

O “Kit Residência Alarmes Monitorados” da Porto Seguro (www.portoseguro.com.br), por exemplo, possui Central de Atendimento com profissionais preparados para acompanhar, 24 horas por dia, as ocorrências sinalizadas pelo dispositivo. “Em casos como assaltos, é importante contar com o apoio de profissionais que, ao identificar a situação de perigo, poderão tomar as providências necessárias, mesmo à distância”, comenta José Luís S. Ferreira da Silva, Diretor de Proteção e Monitoramento da Porto Seguro.

O sistema de monitoramento residencial da Companhia conta com uma central de alarme, com teclado e sirene embutidos; dois chaveiros, com funções de arme, desarme, pânico audível e silencioso; além de sensores sem fio.

Como funciona
Quando o alarme é disparado, o sinal é enviado por meio de linha telefônica ou por GPRS para a Central de Monitoramento, que verifica o tipo da ocorrência (desarme, intrusão, falta de energia, bateria fraca, etc.) e entra em contato com o cliente pelo telefone fixo ou celular. Em seguida, de acordo com o que foi contratado, uma equipe móvel vai até o local para verificar o que aconteceu e tomar as providências necessárias.

Como contratar
O “Kit Residência Alarmes Monitorados” pode ser contratado de duas maneiras. Na opção ‘venda’, o cliente compra todos os equipamentos necessários e paga pelo monitoramento mensalmente. Na segunda opção, a Porto Seguro fornece os equipamentos ao usuário em comodato, e ele paga mensalmente pelo serviço. A mensalidade custa a partir de R$ 124,00. Já a instalação sai a partir de três parcelas de R$ 112,00.

O sistema dispõe ainda dos seguintes serviços:

Apoio Móvel/Fiscal de Alarme: pode ser contratado à parte pelo cliente, que contará com equipe de pronta resposta para acompanhá-lo na vistoria do imóvel monitorado em caso de disparo do dispositivo;

Comunicação via GPRS: utilização de rede de celular (GPRS) para envio de informações à Central de Monitoramento, substituindo a linha telefônica convencional, que pode ser cortada em caso de invasão do imóvel;

Controle de arme/abertura fora de hora: via telefone ou mensagem de texto no celular, o cliente sempre é informado quando o sistema não for armado ou for desarmado fora do horário preestabelecido;

Relatório por e-mail/eventos via SMS: envio por e-mail do relatório de todos os eventos (arme, desarme, ocorrências) registrados pelo sistema de alarme. Toda vez que o dispositivo é armado ou desarmado, o cliente também recebe a informação sobre o evento via mensagem SMS em seu celular.

Assaltos residenciais: mais dados
Ainda de acordo com dados dos setores de Inteligência das Polícias Civil e Militar, nos primeiros quinze dias do ano a Zona Leste foi a que mais registrou casos de assaltos residenciais (49), seguida das Zonas Sul (21), Norte (15) e Oeste (8). Além disso, a maioria dos roubos ocorreu à noite (41) e no período da manhã (24). Em 2010, foram registrados cerca de 2560 roubos e furtos a residências na capital paulista.

Fonte: RAF Comunicação - Assessoria Porto Seguro