Morre em Blumenau a fundadora da casa de apoio Dalva

Nesta sexta-feira (02), morreu em Blumenau a mulher símbolo dos cuidados com os idosos. Dona Dalva, como era conhecida, cuidava de uma casa asilar que recebia principalmente idosos carentes.

No velório, ainda muito abalados, familiares e amigos prestaram a última homenagem. Dalva Maciel Martimiano, de 57 anos, faleceu vítima de um AVC - acidente vascular cerebral. Dona Dalva era conhecida em Blumenau e região pelo trabalho em prol dos idosos. Há 12 anos ela administrava este asilo aqui no bairro Itoupava Central, e cuidava principalmente de pessoas carentes.

Hoje, cerca de 20 idosos recebem cuidados na casa. Mesmo aqueles que não tinham condições financeiras de pagar pelo serviço, eram recebidos pela dona Dalva. “O lema dela era ajudar pessoas, principalmente idosos carentes. Ela lutou e fazia o possível para manter tudo dentro do normal, para que elas pudessem ter mais qualidade de vida”,disse a enfermeira do asilo Ingrit Lenz

Mesmo a casa sobrevivendo na maioria das vezes de doações, a irmã de Dalva pretende dar continuidade ao trabalho. Há dois anos ela já auxiliava a administradora nos cuidados do asilo.

“Vou continuar a obra que ela começou. Ela sempre fez este trabalho com muito amor e carinho”, disse a irmã de Dalva Aracy Maciel Martimiano.

Neste sábado, os idosos foram informados do falecimento. A emoção tomou conta do local. Dona Eusébia da Paz, que morava há 11 anos na casa asilar, não aguentou o choro. Ela considerava dona Dalva uma verdadeira mãe. “Ela nos tratava com muito carinho. Vamos sentir muita falta dela”, disse a aposentada.

Fonte: Jornal Notícias do Dia