Mulheres inspiram exposição de sensibilização ao câncer de mama

'De Corpo e Alma' integra programação de Outubro Rosa  Foto: Evandro Badin / Divulgação

Nas fotos, as pétalas de rosa simbolizam a fragilidade do corpo, o cuidado com seu templo, a beleza e superação das mulheres que enfrentam o câncer de mama. Enfrentam, no tempo presente, porque mesmo após o tratamento existe um processo de reencontro consigo e conscientização de outras mulheres. 

Para contar esse processo, 12 mulheres - pacientes que se submeteram a mastectomia devido ao câncer de mama ou que têm fibromialgia (uma dor crônica) – foram fotografadas  por Evandro Badin, diretor executivo na Junior Achievement Santa Catarina.

O resultado são 26 fotos que integram a exposição De Corpo e Alma, em cartaz no Continente Park Shopping até o dia 31 de outubro. A narrativa ficou poética graças a visão do fotógrafo, que procurou focar mais na mensagem do que na personagem . Para isso, ele procurou representar as fases desse processo contra o câncer, como a descoberta, o diagnóstico, o reforço da autoestima:

— A minha percepção como fotógrafo foi tentar trazer essas todas essas fases, mais de uma forma mais lúdica e menos dura. Sensibilizar as pessoas para essas fases — explica Badin.

Uma característica que chamou a atenção do fotógrafo também foi a corrente de solidariedade e empatia entre as mulheres. Por isso, uma das fotos é com todas as mulheres simbolizando essa união. 

— Nosso objetivo é incentivar a prevenção, divulgando esta ação para que as pessoas se vejam como as personagens reais da exposição, mostrando que o câncer tem cura. A mulher precisa ser valorizada e incentivada, receber apoio e saber que há muitas pessoas solidárias com esta causa — afirma Julio Cesar Geesdorf, gerente de marketing do Continente Shopping.

Durante o evento, uma urna estará disponível para doações espontâneas dos visitantes. O valor arrecadado será revertido ao Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) em forma de materiais, como colchão e cobertores, e pagar o custo do projeto. 

Agende-se 

O quê: exposição ‘De corpo e alma’
Quem: Evandro Badin
Quando: até dia 31 de outubro
Onde: Continente Shopping (Rodovia BR 101, KM 211, Esquina Rod. SC-407, Distrito Industrial, São José)
Quanto: gratuito
Mais informações: (48) 3094-9268

Fonte: Diário Catarinense