Novembro Azul incentiva homens a realizarem exames preventivos do câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo tipo da doença mais comum entre os homens no Brasil, depois do de pele. Para conscientizar aqueles que não têm o hábito de se cuidar e realizar exames preventivos, foi criada a campanha mundial Novembro Azul.
Além de aumentar a quantidade de informações sobre o assunto, o intuito é reduzir os números de mortes por causa da doença. O câncer de próstata é silencioso e, quando apresenta algum sintoma, já pode ser tarde demais. Mas é possível prevenir.
Médicos recomendam que a primeira dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico), para a maioria dos homens, seja feita aos 50 anos — e aos 45, para aqueles com histórico familiar. Para um diagnóstico preciso, é recomendado, ainda, o toque retal — Se descoberto no início, o tumor tem tratamento e altas chances de cura. Ao se espalhar pelo corpo, não.
O exame do PSA não é suficiente para diagnóstico de todos os tumores. Por isso é importante procurar um urologista que realize o toque retal — indica o oncologista Carlos Augusto, da Oncoclínica. Segundo o oncologista da unidade Itaboraí do Hospital Adventista Silvestre, Rogério Gusmão, um a cada seis homens deverá desenvolver a doença e um a cada 36 morrerá em decorrência dela. Para ele, o número só vai diminuir quando o diagnóstico passar a ser precoce: — A periodicidade dos preventivos deve ser anual para quem não tem alteração nos exames. Quando houver alteração, o retorno poderá ser semestral ou trimestral.
Fonte: Revista Cobertura Mercado de Seguros | Extra