Observatório lança vídeos sobre condições adversas para dirigir

Com objetivo de orientar motoristas e garantir dicas que ampliem a segurança na direção, o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) acaba de lançar mais um vídeo educativo, dentro do Programa Transitando Seguro.

Sob o título, “Condições Adversas de Trânsito”, o vídeo garante recomendações sobre como os motoristas devem proceder em caso de neblina ou durante chuvas na estrada.

O Programa Transitando Seguro nasceu de uma parceria entre o Observatório e a Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização). A divulgação acontece nas Federações Estaduais, como canais de divulgação de vídeos educativos para conscientização de seus públicos em seus respectivos portais ou sites institucionais.

O Programa disponibiliza uma séria de vídeos educativos abordando os mais diversos temas de segurança. Uma outra informação importante é que todos os vídeos são legendados e podem ser veiculados com o som desligado, o que permite a exibição até mesmo em ambientes com grande fluxo ou barulho.

Condições adversas – Esse vídeo destaca a necessidade de cuidados ao dirigir sob condições adversas como chuva ou neblina. Ao se deparar com essas situações, o motorista ou o motociclista deve reduzir a velocidade, acionar o farol baixo sempre, observando distância de segurança para evitar colisões e ressalta a importância de evitar ultrapassagens, além de estacionar o veículo somente em último caso, em local seguro.

Já se o condutor enfrentar chuvas na estrada, as dicas são para trafegar sob velocidade reduzida, atento aos veículos, redobrar o cuidado com os pneus, com a visibilidade dos vidros ou viseira além de evitar seguir em caso de alagamentos; entre outras orientações.

O Programa Transitando Seguro já disponibilizou desde outubro de 2014, diversos vídeos educativos, que podem ser acessados no site do Observatório, no endereço www.onsv.gov.br/categoria/observar.

Os vídeos também podem ser assistidos pelo youtube, no endereço:

A próxima temática a ser abordada será “Atitudes seguras em caso de acidentes”. Aguardem! Conheça, abaixo, os temas já veiculados em nosso site:

• Percepção de Risco – outubro de 2014)
  • Revisão antes de Viagens – dezembro de 2014
  • Conduzir veículos em situações de enchentes – janeiro de 2015
  • Fatores de Risco – Parte I, II e III - abril de 2015
  • Condições adversas de Trânsito – junho de 2015

Vale destacar que todos os vídeos podem ser acessados gratuitamente e veiculados para o trabalho de conscientização em empresas e escolas ou espaços com grande fluxo de pessoas. Todos estão à disposição do público, sem restrições.

Fonte: Observatório Nacional de Segurança Viária