Observatório representa o Brasil em evento internacional de Segurança Viária
O (ONSV) Observatório Nacional de Segurança Viária foi convidado a representar o Brasil no InterCISEV – 2015, evento internacional que acontecerá entre os dias 15 a 17 de junho, sendo um dos mais importantes da área para reconhecer as boas práticas e projetos de segurança viária.
A participação do Observatório no evento já começa agora, pois ele passa a ser um dos co-organizadores do evento, e participara diretamente da seleção dos trabalhos e experiências que serão apresentadas durante o simpósio internacional. O diretor-técnico do Observatório, Paulo Guimarães, integrará o Comitê Científico, responsável pela escolha dos projetos que podem ser referenciais para a área de segurança.
Guimarães destaca que o convite é um reconhecimento do trabalho do Observatório por organismos internacionais, uma vez que a entidade foi a única participante desse evento no Congresso do ano passado e agora está entre as co-organizadoras, representando o país.
O tema do InterCISEV, nesta primeira edição do evento, será "A capacitação, a educação e a formação viária como fatores chave para atingir os objetivos da Década".
O InterCISEV tem como objetivo analisar diferentes fatores para a melhoria da segurança viária, para detectar as medidas mais adequadas ao aperfeiçoamento e disseminar o uso de boas práticas, considerando as peculiaridades específicas dos países Ibero-latino-americanos.
Boas práticas e projetos poderão ser apresentados
Os trabalhos selecionados serão apresentados durante uma sessão no dia 16 de junho. Nesta sessão, estarão em destaque trabalhos e projetos de boas práticas e experiências de sucesso na capacitação, educação e formação dos condutores. Podem participar desta sessão instituições públicas e privadas, empresas, pesquisadores e profissionais das áreas de ensino, pesquisa ou gestão.
Segundo os organizadores, dentro da programação técnica, a educação e a capacitação serão os dois pilares do evento; ficando aberto a um público bem diversificado como gestores nacionais, estaduais e municipais, profissionais da fiscalização, formadores de opinião, organizações especializadas em educação viária, bem como empresas dedicadas à publicação de material educativo e de formação
O InterCISEV também promoverá uma série de cursos de formação, com especialistas em segurança viária. Os cursos acontecerão nos dias 18 e 19 de junho, abordando temas paralelos ao programa técnico, mas com enfoque mais prático e participativo.
Mais detalhes sobre a programação, cursos, inscrições do I InterCISEV pelo site:http://intercisev2015.institutoivia.org
O evento tem apoio institucional da Direção-Geral de Trânsito do Ministério do Interior espanhol e é co-organizado pela CNAE (Confederação Nacional de Autoescolas da Espanha), a FESTIVAL (Fundação Espanhola para a Segurança Viária) e a Fundação MAPFRE.
Fonte: Observatório Nacional de Segurança Viária