Oportunidades para as empresas que compreendem as mudanças do ambiente econômico

Pesquisas indicam que a preocupação em relação ao futuro continua sendo predominante entre os brasileiros. O sentimento de preocupação segue, inclusive em relação à situação financeira e ao emprego dos cidadãos. Há oportunidades para as empresas, mas vale atentar para pontos típicos de processos de desalavancagem. Companhias com essa visão estarão mais preparadas para capturar oportunidades ao longo do ano de 2017. Mais detalhes estão presentes na análise semanal da MAPFRE Investimentos para o período.

Desalavancagem e oportunidade – Diversas pesquisas vêm confirmando aquilo que já sabemos: há uma deterioração da confiança dos brasileiros neste início de ano. A Sondagem de Serviços, da Fundação Getúlio Vargas, divulgada na semana passada, corrobora esse diagnóstico. De uma forma geral, as pesquisas de confiança indicam que a preocupação em relação ao futuro continua sendo predominante entre os brasileiros. O sentimento segue sendo de preocupação, inclusive em relação à própria situação financeira e ao próprio emprego.

Interessante notar que, diante dessa deterioração da confiança, o brasileiro vem mudando seus hábitos de consumo. Face à piora da situação financeira e do risco de perda de emprego, o padrão de consumo do brasileiro vem se modificando com vistas à redução de despesas do orçamento familiar. Ao mesmo tempo, o consumidor busca minimizar os efeitos negativos dessa redução de gastos. Nesse sentido, os consumidores adotam diferentes iniciativas em relação aos hábitos de consumo. Entre estas estão as compras de produtos mais baratos, com marcas próprias ou em promoção.

Há oportunidades para as empresas que compreenderem esse ambiente de mudança de hábitos. Para tanto, vale atentar para determinados pontos, típicos de processos de desalavancagem. Primeiro, a demanda por bens duráveis e de maior valor, que normalmente são comprados com crédito, cairá mais do que a demanda por outros bens de consumo. Segundo, o crescimento será cada vez mais desigual entre regiões. Terceiro, com margens sob pressão, as empresas precisam de maior produtividade e eficiência em suas operações para manter a rentabilidade. Por fim, as preferências do consumidor em relação ao valor mudarão. Haverá cada vez menos compras por impulso e menor fidelidade à marca. Isso pode ser uma dádiva para vendedores de produtos e serviços orientados para o valor. Ao mesmo tempo, certos canais de varejo, como vendas on-line, serão favorecidos. Empresas com essa visão estarão mais preparadas para capturar oportunidades ao longo do ano de 2017.

Cenário doméstico - A última semana do ano foi de volume fraco e poucos negócios. O principal destaque no cenário doméstico foi a queda na inflação. O mercado de câmbio ao longo de 2016 refletiu a melhora de percepção de risco por parte dos investidores, em especial os estrangeiros. A cotação do Dólar frente ao Real encerrou a semana com queda de 0,31% e, no ano, a desvalorização foi de 17,88%, cotado a R$ 3,26.

O Ibovespa encerrou a semana com alta de 3,95%, aos 60.227 pontos. No ano, a valorização foi de 38,94%, melhor desempenho desde 2009. O saldo de entrada de recursos de estrangeiros na Bovespa também foi bem positivo, com aproximadamente R$ 14 bilhões superávit.

O mercado de juros continuou o movimento de queda das últimas semanas, influenciado pela falta de liquidez. Além disso, as últimas leituras dos índices de inflação mais fracos e a queda das projeções para 2017 também contribuíram para queda da curva de juros. Os destaques da semana foram: para Jan18 a queda foi de 6 pontos; Jan19 apresentou queda de 7 pontos; Jan21 queda de 8 pontos e Jan25 queda de 3 pontos.

SOBRE A MAPFRE - A MAPFRE Brasil, no país desde 1992, é parte do grupo espanhol que forma uma das maiores empresas de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e pesquisa do mundo. Sólida e inovadora, está presente em mais de 51 países na Europa, Ásia, África e América. Especialista nos segmentos em que atua, a MAPFRE Brasil opera com bases de negócios sustentáveis e é dividida em unidades de Investimentos, Consórcios, Capitalização, Previdência e Vida Resgatável, Saúde, Assistência e Pesquisa e Desenvolvimento (CESVI Brasil). A companhia ainda mantém a Fundación Mapfre, instituição sem fins lucrativos, que promove e desenvolve atividades de interesse geral da população.

A unidade Mapfre Investimentos é especializada na gestão de fundos de investimentos que atendem aos segmentos de pessoa física, jurídica e institucional, totalizando hoje um volume superior a R$ 9 bilhões.

Fonte: CDN - Comunicação