Outubro Rosa – Una-se à esta grande causa

O mês de outubro chegou, e mais uma vez vemos o mundo se colorir de rosa para chamar a atenção para um assunto muito sério, o câncer de mama. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA), este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres do mundo inteiro, e apesar de raro, pode também afetar os homens.

É cerca de 57.960 (2016 – INCA) a estimativa de novos casos, por isso é importante estar sempre alerta aos sintomas, fazer o autoexame e também consultar o médico regularmente.

O SindsegSC  - Sindicato das Seguradoras – realiza anualmente uma campanha de conscientização sobre o assunto. Intitulada  “Eu Sou Vida” a entidade veste a camisa e assume a responsabilidade de alertar através do portal e também envolver os profissionais das seguradoras associadas nesta causa.

O câncer de mama pode ser detectado ainda em suas fases iniciais na maioria dos casos. É esse fator que aumenta as chances do tratamento levar a paciente à cura.

Para realizar o autoexame é necessário que a mulher toque e examine com cuidado às mamas. Por isso, é preciso estar familiarizada com o próprio corpo, desta forma, a mulher notará qualquer alteração.  O teste pode ser feito  em diversas situações, no banho, ao se vestir, na hora de dormir, o importante é estar à vontade e atenta às alterações.

A doença também pode ser percebida através de outros sintomas que vão além do nódulo, como por exemplo, pele da mama avermelhada, parecida com casca de laranja, alterações e saída de líquidos anormais dos mamilos, nódulos no pescoço e axilas.

É também essencial realizar a mamografia, que pode confirmar as suspeitas do câncer. A mamografia para diagnóstico pode ser realizada em qualquer idade, desde que possua autorização médica.

Una-se ao SindsegSC nesta causa, realize o autoexame e alerte as pessoas para que conheçam melhor a doença.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras