Palestra lota a Câmara de Vereadores
A Câmara de Vereadores de Gaspar ficou lotada na noite desta quarta-feira (2) quando teve início na cidade as ações do "Maio Amarelo". Aproximadamente 200 pessoas estiveram no local para prestigiar a palestra "Nós Somos o Trânsito", que foi proferida pelo Superintende da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santa Catarina, Carlos Magno da Cruz Júnior. O assunto abordado no encontro é o mesmo tema escolhido para ser trabalhado durante toda a campanha.
"Temos, no Brasil, o costume de passar o problema para o outro e assim também acontece com o trânsito. Mas será que não está na hora das pessoas pararem para pensar se elas estão fazendo a parte delas, se elas não podem fazer algo mais?”, indaga Magno. Ele explica que muitas pessoas consideram que, apenas fazem parte do trânsito, os condutores de automóveis. “Mas não é assim. O trânsito é formado também pelos pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo. Ou seja, todos fazem parte”, ressalta o Superintendente.
Conscientização
A participação do público surpreendeu a comissão responsável pelas ações do Maio Amarelo em Gaspar. "Esperávamos um bom público mas o número de pessoas presentes superou as nossas expectativas. Isso é muito importante pois demonstra o interesse da sociedade em também fazer parte da segurança no trânsito", ressalta o Superintendente de Trânsito de Gaspar, Luciano Brandt. Ela lembra que somente a ação do poder público e autoridades não é suficiente para promover as mudanças necessárias. "Se não houver a participação da comunidade não há como mudarmos as estatísticas. O mais importante para reduzirmos os acidentes e as mortes é a alteração do comportamento, a conscientização é que pode tornar o trânsito mais humano", disse.
A programação do Maio Amarelo em Gaspar segue até o dia 31 com várias atividades. Na sexta-feira (4), será feita a orientação sobre as vagas especiais de estacionamento para idosos e deficientes físicos em vários estabelecimentos da cidade. No sábado (5) acontece a primeira edição da Corrida do Maio Amarelo. A largada da prova - com 200 inscritos - será às 8h30min, em frente à sede da Polícia Militar, no bairro Sete de Setembro.
Fonte: Redação Jornal Metas