Panorama Empreendedor sobre o tema Transportes realiza sua última etapa em Criciúma

O Panorama Empreendedor – Desafios e Soluções com Corretor (a)  de Seguros encerrou workshop sobre “Transportes: DDR - Principais Mudanças” nessa quarta-feira dia 15 de julho. A edição foi realizada pelo Grupo de Trabalho de Criciúma e contou com a presença do Paulo Lückmann, presidente do SindsegSC e coordenador do Grupo de Trabalho da Região.

O programa que incentiva o relacionamento entre corretores de seguros e profissionais de seguradoras passou pelas cidades polo do estado catarinense: Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Joinville e a última edição em Criciúma.

O programa foi desenvolvido no início deste ano com o objetivo de criar uma proximidade entre as associadas SindsegSC e os principais corretores do mercado de seguros, oferecendo workshop com temas atrativos para capacitar e reciclar os profissionais, resultando em auxílio para os desafios e soluções do dia a dia.

O tema trabalhado nas palestras foi ministrado por Rogério Bruch, que possui experiência no assunto devido aos 30 anos de mercado de seguros, sendo 10 anos dedicados exclusivamente ao mercado transportador de cargas. Atua como consultor da FETRANCESC – Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina. É professor de diversas disciplinas junto a Escola Nacional de Seguros e  já integrou a diretoria do SindsegSC,  permanecendo até 2005.

O evento em Criciúma teve início com as palavras de Paulo Lückmann, que desejou boas vindas aos convidados, citou sobre a importância do programa Panorama Empreendedor para o mercado de seguros e por fim apresentou o palestrante Rogério Bruch, que deu continuidade ao evento.

Bruch inicia esclarecendo que essa modalidade de seguro garante indenização por prejuízos causados aos bens segurados durante o seu transporte em viagens terrestres, aquaviárias e aéreas em território nacional e internacional.

O mercado de seguros de transportes no Brasil é o maior da América Latina e movimentou cerca de 2,743 bilhões em prêmios somente no ano de 2014.

Em seguida o palestrante discute a DDR, que é uma modalidade contratual utilizada no ramo de transportes, e repercute no tratamento comercial entre o embarcador e o transportador, chamada de clausula Dispensa de Direito Regresso.

Bruch também decorre sobre as novas normativas e principais circulares, como o Comunicado SUROC/ANTT n º 001/2014, o seguro obrigatório do transportador, a circular da Fenseg de 24 de junho de 2014 entre outros pontos relevantes do tema.

Os profissionais convidados fizeram perguntas e trocaram experiências e observações sobre o tema. Passado o tempo de discussão, o palestrante encerrou sua apresentação agradecendo a presença de todos e se disponibilizando para demais explicações.

Ao encerrar o evento, Lückmann registra que este programa foi desenvolvido na intenção de reciclar e contribuir com o mercado em temas técnicos, que muitas vezes no dia a dia passam despercebidos tanto para os corretores como para os profissionais de seguradoras associadas.

E como o ponto de integração entre ambos profissionais é essencial para qualquer atividade, o presidente complementou que este programa realizado nas cinco cidades demonstrou cada vez mais a importância dos Grupos de Trabalhos e Comissões Técnicas do SindsegSC, principalmente no papel de levantar as necessidades de treinamento de cada região, atrair os corretores e demais profissionais no que tange a participação, para que todo esforço  resulte  em uma ação de sucesso.

Por fim, Lückmann concluiu que o resultado dessa experiência, fará com que a diretoria, as comissões e os grupos de trabalho do SindsegSC estudem e analisem novos temas técnicos para dar continuidade ao programa “Panorama Empreendedor – Desafios e Soluções com Corretor(a) de Seguros”.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras