Parceria entre PM e TJ viabiliza a expansão do PMSC Mobile no Estado
Na quarta-feira (16), a Polícia Militar de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), e o Tribunal de Justiça do Estado (TJSC) assinaram um Termo de Acordo para a expansão do PMSC Mobile no Estado. Participaram do ato o presidente do TJSC, o desembargador Nelson Juliano Schaffer Marins, o secretário de Estado da Segurança Pública, Cesar Grubba, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Henrique Hemm, o chefe do Estado Maior-Geral, coronel João Ricardo Busi da Silva, entre outras autoridades.
Essa parceria entre o TJ, SSP, o Ministério Público e a Polícia Militar permitirá a aquisição de equipamentos e a expansão do
Projeto PMSC Mobile em Santa Catarina, como meio para agilizar e qualificar os procedimentos dos Juizados Especiais Criminais, no que se refere a lavratura de Termos Circunstanciados, além de garantir mais efetividade e vazão aos princípios dos Juizados Especiais: a oralidade, a informalidade, a economia processual e a celeridade.
O investimento de R$ 840.000,00 em novas tecnologias repercute positivamente nos serviços prestados pelos juizados especiais criminais, também responsáveis pela preservação da ordem pública e pela promoção da paz social.
Com esses recursos, passarão a utilizar o PMSC Mobile as unidades da Polícia Militar localizadas nas Comarcas de Itajaí,
Balneário Camboriú, Brusque, Joinville, Navegantes, Biguaçu, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, São José, Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz.
O PMSC Mobile nasceu por meio de uma parceria entre Polícia Militar, Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina – (Ciasc).

O PMSC Mobile e uma solução composta por um tablet com um aplicativo específico e uma impressora térmica portátil, utilizados no policiamento motorizado em viaturas equipadas com o kit de tecnologia móvel. Nas demais modalidades, como por exemplo, o policiamento a pé, montado ou bike, policiais militares usam um smarthphone e a mesma impressora portátil disponibilizada nas viaturas.
O aplicativo foi implantado na corporação de forma piloto em abril deste ano, no 12º Batalhão de Polícia Militar, em Balneário Camboriú, e até o momento já foi implantado em Maravilha, Içara, Camboriú, Itapoá, Jupiá e Jaraguá do Sul. Em Florianópolis o Mobile está em fase de implantação, e alguns policiais já estão utilizando a ferramenta no atendimento ao cidadão.
Com o PMSC Mobile as informações antes constadas em até 11 formulários de papel agora estão sistematizadas em um único aplicativo informatizado, tornando o processo mais ágil e menos propenso a erros.

Ao melhorar seus processos, a Polícia Militar aperfeiçoa o serviço que presta ao povo catarinense.
(Cabo Erieles Pires Viríssimo – jornalismo CCS, com informações da 7ª Seção do Estado Maior Geral I Fotos: 1º sargento Aurélio de Oliveira – CCS)
Fonte: http://www.pm.sc.gov.br/ | Por: Cb Erieles Pires Viríssimo , em 18/12/2015.