Portonave adquire scanner para inspeção de contêineres


Scanner móvel tem capacidade de inspeção de até 150 caminhões por hora (Foto: Divulgação)

A Portonave adquiriu um novo equipamento para agilizar as operações de inspeção de contêineres no terminal. O scanner móvel modelo HCVM-T, fabricado pela empresa britânica Smiths Detection, tem capacidade de inspeção de até 150 caminhões por hora e possui sistema de leitura automática do número do contêiner, por meio da tecnologia Optical Character Recognition (OCR) - em português, Reconhecimento Óptico de Caracteres - e permite até seis modos de operação.

O equipamento entrará em operação neste mês. “A compra do scanner integra os planos de atualização tecnológica do Terminal com objetivo de atender as necessidades dos nossos clientes”, comenta o diretor-superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas.

O aparelho de inspeção por raio-x móvel é um dos primeiros deste tipo utilizado em portos no Brasil. O equipamento garantirá agilidade nos processos de inspeção, uma vez que não é necessário a saída do motorista do caminhão e a inspeção é concluída em até 20 segundos. Além disso, como o scanner é móvel, permite ao terminal alocar o equipamento em operações específicas quando necessário.

Fonte: Noticenter