Produtos de limpeza? Prefira os naturais

O uso excessivo dos produtos de limpeza industrializados afeta não só a pele e o sistema respiratório, mas também a natureza, pois libera substâncias tóxicas, causando degradação e alterando os ecossistemas. Para preservar tanto o meio ambiente quanto sua saúde, a Allianz Seguros, por meio do site Sustentabilidade Allianz, separou algumas dicas importantes sobre o uso de produtos mais naturais na manutenção da higiene caseira, que, além de ser menos nocivos à saúde e ao meio ambiente, geralmente custam menos e podem ser encontrados dentro de qualquer dispensa.

Na busca pela sustentabilidade dentro de casa, substituir os produtos tradicionais por receitas caseiras ou ecoprodutos faz toda a diferença. Alergias, irritações e vermelhidões causados pelo uso são minimizados e até seu animal de estimação fica protegido. Os limpadores convencionais possuem ingredientes tóxicos e que não são biodegradáveis, principalmente os derivados do petróleo. Além disso, um litro de óleo de cozinha jogado no ralo, por exemplo, polui cerca de 20 mil litros de água, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Sabesp.

Confira algumas receitas caseiras, fáceis de serem preparadas e que auxiliam na limpeza da casa:

- Misture álcool, cravo ou alecrim para perfumar ambientes e também para utilizar como inseticida natural;
- Para limpar superfícies, utilize água, álcool e vinagre;
- O multiuso ecológico para limpeza pode ser feito com bicarbonato de sódio, extrato de raspa de juazeiro – encontrado em lojas de produtos naturais – e vinagre de maçã;
- Utilize mistura de água, bicarbonato de sódio e sabão em pedra para limpar a geladeira;
- Troque o detergente por sabão de coco na hora de lavar a louça.

Clique aqui para ler mais dicas sobre o assunto na matéria “Ecofaxina: saiba como limpar a casa sem agredir sua saúde e o meio ambiente”.

Além das sugestões sustentáveis, que podem ser aplicadas no nosso dia a dia, o site Sustentabilidade Allianz traz também entrevistas, informações sobre energia renovável, mudanças climáticas, saúde, mobilidade, segurança e crescimento populacional, mas com um viés bem brasileiro, já que seu conteúdo é produzido no Brasil.

O objetivo da iniciativa da Allianz é promover o conhecimento e o diálogo sobre importantes questões globais, fortalecendo um dos pilares da atuação da seguradora: o acesso ao conhecimento e à disseminação de conteúdo sobre sustentabilidade ao público brasileiro.

Sobre a Allianz Seguros

No país há 109 anos, a Allianz Seguros está presente em todo o território nacional por meio de suas 60 filiais, 1400 funcionários e com o apoio de cerca de 14 mil corretores, os responsáveis pela comercialização de seus produtos e serviços para pessoas e empresas. A Allianz Seguros atua no Brasil em ramos elementares e saúde empresarial.

A Allianz Seguros é uma empresa do Grupo Allianz SE, um dos líderes mundiais em seguros e o maior da Europa. O grupo conta com 151 mil funcionários que atendem 76 milhões de clientes em mais de 70 países. Além de oferecer produtos e serviços, a Allianz também se destaca na área de pesquisa de grandes riscos, estudos de sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia.

A Allianz SE é membro da Transparência Internacional e apoia os princípios do Pacto Global das Nações Unidas e as Diretrizes da OCDE para Multinacionais por meio de seu Código de Conduta. A organização é uma das líderes do setor de seguros no índice Dow Jones de Sustentabilidade, listado no FTSE4GOOD e no Carbon Disclosure Leadership Index (Carbon Disclosure Project, CDP6).

A Allianz é a líder em Serviços Financeiros e Indústria de Seguros do ranking Best Global Green Brands, desde que o mesmo foi criado, em 2011, pela consultoria Interbrand, líder mundial em avaliação de marcas. 

Fonte: Virta Comunicação Corporativa