Santa Catarina encerra ano de 2011 como líder nacional do ranking de doadores por milhão de população

Santa Catarina fechou o ano passado como líder nacional do ranking de doadores por milhão de população. De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes, publicado em dezembro do ano passado pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o estado catarinense atingiu a marca de 25 doadores para cada milhão de pessoas (pmp). A média nacional é de dez doadores para cada milhão de pessoas.

Os transplantes renais e hepáticos são os principais procedimentos feitos no Brasil. Em ambos, Santa Catarina é destaque, com mais de 260 doações de rim e 100 de fígado. O resultado faz com que o Estado alcance a quarta posição da federação em que mais se faz transplante de fígado e o quinto em rim. A maioria deles é realizada no Hospital Santa Isabel, de Blumenau. O Estado já teve destaque em edições passadas.


De acordo com o ranking, o número de transplantes de rim e fígado cresceu pouco mais de 5%. A maior parte dos órgãos doados é de pessoas falecidas, do sexo feminino, com idade entre 41 e 60 anos, vítimas de AVC (acidente vascular cerebral).


Fonte: Noticenter Comunicação (04042012)