Século XX | Linha do Tempo SindsegSC: Década de 30 (1931-1940)

A Nacionalização do Seguro
O período foi marcado pela nova legislação trabalhista do Governo Vargas e pela nacionalização do seguro, cujo princípio foi estabelecido pela Constituição de 1937.
Destacam-se também, a transformação dos Comitês de Seguros nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo em sindicatos; a criação do seguro obrigatório contra riscos de incêndios e transportes para comércio, indústria e concessionários de serviços públicos; e a criação do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB).
Em virtude do expressivo crescimento industrial verificado no Vale do Itajaí (em torno de 40% na década), começou a ser cogitada a transferência da sede do Comitê Mixto Catharinense de Seguros de Florianópolis para Blumenau, usando-se como argumento também sua situação geográfica e o fato de ser então o centro segurador mais importante do Estado.

(Blumenau 1930)

(Estação de Trem em Blumenau 1930)

(Constituição Brasileira de 1937)
O DNSPC
Em 1933 a Inspetoria de Seguros deixou de fazer parte do Ministério da Fazenda e passou a integrar o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. No ano seguinte, em 1934, através do Decreto nº 24.782 essa Inspetoria foi extinta e em seu lugar foi criado o Departamento Nacional de Seguros Privados e Capitalização, o DNSPC, também fazendo parte do Ministério do Trabalho.
Nacionalização do Seguro
A nacionalização do Seguro promulgado na Constituição de 1937 teve como consequência o Decreto nº 5.901 de 1940 que criou os seguros obrigatórios para comerciantes, industriais e concessionários de serviços públicos, pessoas físicas ou jurídicas, contra o risco de incêndio e transporte (ferroviário, rodoviário, aéreo, marítimo, fluvial ou lacustre).
A Criação do IRB
Em 1939 foi criado o Instituto de Resseguros do Brasil, e desde então as seguradoras tinham a obrigação de ressegurar no IRB as responsabilidades que excedem a sua capacidade de retenção própria, e através da retrocessão, o risco é compartilhado entre as sociedades seguradoras no Brasil. (Fonte:SUSEP)
Acompanhe a história do SindsegSC disponível por décadas todos os dias no portal. Você pode acessar as publicações pelo campo notícias ou em nosso banner Linha do Tempo. Faça parte dessa história que dá orgulho de contar!
Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras