Século XX | Linha do Tempo SindsegSC: Década de 60 (1961-1970)

Revolução e Crescimento
A conturbação política-econômica marcou o início do período (renúncia do Presidente da República, posse do Vice, adoção e revogação do Parlamentarismo, tomada do poder pelos militares) provocando reflexos também no setor de seguros.
Assim, em 1965 foi regulamentada no País a profissão do corretor de seguros e em 1966 seria regulamentada toda a atividade, com a criação do Sistema Nacional de Seguros Privados. A partir deste ano, foi estabelecida a obrigatoriedade de cobrança bancária no setor de seguros.
A segunda metade dessa década foi marcada pelo início de uma fase de grande desenvolvimento econômico, com o governo concedendo incentivos à produção industrial. Como consequência, o Comitê Local Catarinense de Seguros passa a registrar intensa atividade nas suas comissões técnicas, especialmente na análise de tarifação individual e na concessão de descontos por sistemas de proteção no seguro incêndio.
Em julho de 1970, aconteceu a primeira assembleia do Comitê na sua sede (Rua XV de Novembro, 550, sala 1008 do Edifício Catarinense, em Blumenau), quando foi levantada novamente a ideia, surgida 19 anos antes, de transformação da entidade em sindicato.

(O último Ato: 25/08/1961 - Jânio passa em revista a tropa do BGP)

(Posse João Goulart)

(Parada da Vitória - Regime Militar, 1964)

(Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco visita a empresa Artex em Blumenau em maio de 1965)

(Marcha da Família com Deus pela Liberdade, Rua XV de Novembro, 21 de abril de 1964)

(Pouco mais de um ano após o golpe, o presidente militar Castelo Branco é recebido com festa em Blumenau, maio de 1965)
A criação da SUSEP
No ano de 1966, através do Decreto-lei nº 73 foi instituído o Sistema Nacional de Seguros Privados, que é constituído pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP); Instituto de Resseguros do Brasil (IRB); e Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), sociedades autorizadas a operar em seguros privados e corretores habilitados.
A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) substituiu o DNSPC (Departamento Nacional de Seguros Privados e Capitalização), se estabelecendo como uma entidade dotada de personalidade jurídica de Direito Público, com autonomia administrativa e financeira. A SUSEP foi jurisdicionada pelo Ministério da Indústria e do Comércio até 1979, quando passou a fazer parte do Ministério da Fazenda. (Fonte: SUSEP)
Acompanhe a Linha do Tempo em nosso Portal e conheça a história do SindsegSC dividida em décadas, desde a sua fundação como Comitê Mixto. Conheça essa história que temos orgulho de contar!
Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras