Sindseg SC

Superávit primário soma R$ 5,1bilhões em janeiro e equivale a 2,14% do PIB

27/02/2009
O superávit primário do setor público consolidado (União, Estados e municípios) alcançou R$ 5,188 bilhões em janeiro. A economia feita para honrar compromissos de dívidas, inclusive juros, equivale a 2,14% do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no País. A informação foi divulgada hoje pelo Banco Central (BC). O Governo Central (União, BC e INSS) contribuiu com R$ 4,796 bilhões para o resultado. Os Estados economizaram R$ 2,844 bilhões. Municípios e empresas estatais federais não contribuíram. Os municípios tiveram déficit primário de R$ 480 milhões, e as empresas federais, R$ 2,295 bilhões. Em contrapartida, as empresas estatatais estaduais registraram superávit primário de R$ 323 milhões. Apesar disso, a economia do setor público não foi suficiente para superar as despesas com juros, que totalizaram R$ 14,438 bilhões em janeiro. Com isso, foi registrado um déficit nominal de R$ 9,250 bilhões. Os dados do Banco Central, divulgados na Nota de Política Fiscal, avaliam o endividamento do setor público e as condições de pagamento da dívida pública. Fonte: Fenaseg Online

Aniversariantes Ver todos

W2O Softwares para Internet

Melhore sua experiência de navegação:

Fechar Aviso