Sustentabilidade é tendência na construção civil para 2014

Em um momento em que o ser humano está extremamente preocupado com a escassez dos recursos naturais, a sustentabilidade faz cada vez mais parte do dia a dia das pessoas e das empresas. Dentro desse novo contexto, o setor da construção civil vem adotando cada vez mais as chamadas construções verdes, em favor da responsabilidade ambiental, do desenvolvimento sustentável e da preservação do planeta. Para 2014, a tendência é de que não só mais profissionais incluam em seus projetos soluções ambientalmente corretas, mas que os clientes façam questão dessas soluções em casa ou no ambiente corporativo. 

Na opinião da arquiteta Paula Ferraz, da Cavalcante Ferraz Arquitetura, o conceito de sustentabilidade virou uma grande preocupação no setor. “Agrega valor e conceito ao projeto. O cliente não busca mais uma solução só agradável ao olhar, mas, além disso, que esteja em harmonia com o planeta, que fortaleça sua responsabilidade ambiental”.

A oferta de produtos e de serviços verdes fez com que nascesse uma cultura de mercado direcionada para as soluções sustentáveis, que incluem itens como lâmpadas e luminárias de LED, sensores de presença para acionamento de iluminação, vasos sanitários com baixo consumo de água e uma variedade de produtos para a construção seca.

Uma das tendências para a construção é a inserção de espaços adequados para a coleta de resíduos voltados para o descarte nas usinas de reciclagem. 

Segundo a arquiteta, utilizar produtos naturais e reutilizar materiais que já existem na casa também são possibilidades cada vez mais presentes nos novos projetos. “Não só materiais naturais, mas também a preservação e a manutenção de materiais já presentes na obra, como, por exemplo, um piso em taco de madeira natural de mais de 30 anos. A recuperação de um produto desses é também uma forma não só de preservar, mas de manter um pouco da história. Hoje seria descabido trocá-lo por um porcelanato, deixando de lado um material tão nobre e cada vez mais escasso, como a madeira”, exemplifica. 

A consciência de que a água é um recurso em escassez também deve aumentar nos próximos anos. “A construção civil deverá ter um papel importante na solução do problema por meio da instalação de sistemas que otimizam o uso da água, como os chamados telhados verdes, que coletam a água da chuva para reúso no prédio”, afirma.

Fonte: sustentabilidade.allianz.com.br