Tema ainda em pauta: ONSV atualiza Parecer Técnico dos extintores
Após a publicação da Resolução 556/15 do CONTRAN, que alterou a Resolução 157/2004, tornando facultativo o uso de extintores de incêndio para automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada, o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) atualizou o Parecer Técnico sobre o uso desse equipamento.
Vale destacar que os extintores continuam obrigatórios para caminhões, caminhões-trator, micro-ônibus, ônibus, veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos, gasosos e para todo veículo utilizado no transporte coletivo de passageiros.
O Parecer é uma versão retificada de um documento semelhante, publicado em março deste ano, e se propõe a debater os principais impactos da referida norma, os quais merecem uma discussão ampla pela sociedade e os devidos esclarecimentos e/ou providências por parte do Poder Público.
O documento traz uma vasta discussão da temática, mostra o histórico do debate entorno dos extintores nos últimos 40 anos no Brasil, retrata a questão ambiental e do descarte, questões mercadológica e de comercialização, e exemplifica situações de pequenos incêndios e a eficiência do equipamento.
O Parecer dá também um painel da obrigatoriedade dos extintores pelo mundo, mostrando a situação de países na Europa, Américas e até Oriente Médio.
A proposta do OBSERVATÓRIO é garantir, ao máximo, um conjunto de informações de interesse de toda a sociedade.
Acesse aqui para ler o Parecer.
Fonte: Observatório Nacional de Segurança Viária
Últimas notícias: Conheça, em vídeo, as responsabilidades do condutor no transporte de passageiros
Brasil se compromete com meta da ONU para melhorar sistemas de transporte público até 2030
Escola terá presença marcante no 19º Congresso dos Corretores