“Temos de pensar em zero mortos e zero acidentes”
Apesar do número de mortes ser o menor dos últimos 10 anos em Blumenau, a especialista em trânsito e coordenadora do Maio Amarelo, Márcia Pontes, enfatiza que não há motivos para comemorar:
– Temos de pensar em zero mortos, zero feridos e zero acidentes. Isso só será possível com políticas públicas específicas para a segurança no trânsito, que envolvam toda a população como parceira. Com fiscalização, mas também educação para o trânsito e medidas de engenharia que tornem as vias mais seguras.
Segundo dados do Seterb o número de acidentes com vítimas também caiu no último ano. De janeiro a novembro de 2014, 1.595 ocorrências foram registradas pela autarquia. No mesmo período em 2015, o número caiu para 1.408, o que significa queda de 12% nos incidentes. Sobre a queda ter relação com as lombadas eletrônicas instaladas na cidade a partir de setembro de 2014, a especialista em trânsito ressalta:
– As lombadas eletrônicas apenas forçam a redução da velocidade e, possivelmente, os acidentes nas cerca de 40 ruas onde estão instaladas. Blumenau tem mais de 4 mil ruas. Um indicador de que a fiscalização não barra acidentes e mortes é a Rua 2 de Setembro, uma das mais fiscalizadas o ano inteiro.
Para a psicóloga especialista em Psicologia do Trânsito, Adriana Braatz Zluhan, os dados positivos servem de estímulo positivo para que os motoristas se mantenham conscientes no trânsito:
– Sempre daremos ênfase aos estímulos positivos, portanto a notícia da diminuição de mortes é positivo. Sabemos que a grande ajuda para nosso trânsito é uma boa educação e esta se dá através dos comportamento aprendidos – destaca.
Fonte: Jornal de Santa Catarina