Você sabe o que cada tipo de estrada exige do seu veículo?
Quando viajamos, passamos pelos mais diferentes tipos de estradas. Algumas são mais bem pavimentadas, outras possuem mais buracos, mais curvas e há também as serras. Cada uma delas exige um comportamento diferente dos veículos e isso deve ser levado em consideração na hora de fazer a revisão antes de viajar. Veja o que cada tipo de estrada exige do seu veículo e quais itens devem ser observados com mais critério.
Estradas bem pavimentadas
Popularmente chamadas de “tapetes”, elas possuem poucas curvas e sugerem uma velocidade média maior. A falta de alinhamento e balanceamento podem ser os maiores problemas nesses casos, uma vez que, se o carro não estiver alinhado corretamente, o motorista passará a viagem inteira corrigindo a trajetória do veículo, que puxará para um dos lados da pista.
Não esqueça também da aquaplanagem, que pode ocorrer em períodos de chuvas fortes, como as que acontecem no verão. É importante que os veículos estejam em boas condições para garantir uma boa aderência e evitar acidentes nesses casos.
Serras
Para subir e descer as serras, os componentes do veículo que precisarão de um esforço extra serão o sistema de arrefecimento, responsável por manter a temperatura do motor em torno dos 90 graus, de embreagem e das correias.
Curvas e mão dupla
Para esse tipo de estrada, é importante estar com a suspensão em dia: amortecedores e molas em bom estado de conservação garantirão que você tenha estabilidade nas curvas.
Estradas esburacadas
Para rodovias onde o asfalto não é o ponto forte, é importante verificar os pivôs, terminais de direção, buchas das bandejas, molas e amortecedores. Uma pequena trinca, em qualquer um destes itens, pode causar um grave acidente. Além disso, a quebra de um pivô ou terminal de direção fará você perder o controle do carro.
Não se esqueça de revisar também as palhetas e o detergente na água do reservatório do limpador de para-brisa para estar preparado para os casos de neblina. Verifique o ar-condicionado do carro também, pois nesse período de férias, são comuns os engarrafamentos.
Dirija com cautela, respeite os limites de velocidade e não coloque a sua vida e nem a de ninguém em risco. Além de estar com o veículo em boas condições, é importante que o motorista seja consciente!
Boa viagem!
FONTE: www.viverseguronotransito.com.br | G1