Você sabe o que fazer quando acontece um acidente?

Acidentes são evitáveis, mas quando acontecem exigem atitudes adequadas para que as ocorrências não se transformem num problema ainda maior.

Neste vídeo, o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) dá dicas para você agir com prudência e de forma adequada em casos de acidentes sem vítimas, em acidentes com vítimas e também destaca a importância de sinalizar a ocorrência, antes mesmo de solicitar socorro. Nos dois casos, a primeira dica é manter a calma e sinalizar a via para evitar outros acidentes.

Nos acidentes sem vítimas, procure desobstruir a via o mais rápido e faça o BO, se achar necessário. Uma questão importante é assumir a responsabilidade do acidente se ele foi causado por seu erro. Já se o acidente foi responsabilidade do outro condutor, dialogue e procure chegar a um acordo para ressarcimentos, acionar seguro etc.

Ocorrências com condutores aparentemente embriagados ou menores exigem mais atenção, pois se constituem crimes de trânsito; e, neste caso, você deve acionar a Polícia.

Nos acidentes com vítimas, o OBSERVATÓRIO sempre lembra que não se deve movimentar a vítima, nem dar nada para que ela beba. Essas atitudes podem agravar ferimentos e hemorragias, aumentando o risco de morte.

Curiosidade atrapalha!

A curiosidade de outros condutores pode também atrapalhar muito um acidente e até causar outro. A orientação é para nunca parar e nem reduzir demais a velocidade para ver um acidente; mas se você perceber que o socorro ainda não chegou, pare e verifique se pode ajudar. A vida de outros pode depender da sua solidariedade, além do mais essa é uma atitude cidadã.

Para saber mais sobre o tema, assista agora ao vídeo sobre “Atitudes seguras em casos de acidentes” e trafegue mais tranquilo.

Vídeo 1

Fonte: ONSV - Observatório Nacional de Segurança Viária