Encerrou nesta quarta-feira, 29 de fevereiro, a enquete do portal SindsegSC com a pergunta “Você conhece a diferença entre seguro de vida individual e seguro de vida em grupo?”. O resultado final para a pergunta foi de 64,15% para Sim, e 35.85% Não.
Abaixo, a explicação sobre a diferença entre os dois seguros:

“O seguro individual é contratado diretamente pelo segurado, que recebe sua apólice especifica. O seguro de grupo é o seguro de um conjunto de pessoas ligadas entre si, por um vínculo ou interesse comum. O grupo é representado pelo chamado estipulante, que negocia as condições e contrata a apólice válida para todo o grupo.
Neste caso cada segurado recebe um certificado que aderiu à apólice. O seguro em grupo pode ainda dividir-se em contributário e não contributário. Na primeira modalidade, os participantes contribuem com o pagamento do prêmio ou parte dele. No seguro em grupo não contributário, o estipulante paga a totalidade do prêmio.
Uma única apólice formaliza o seguro de grupo, garantindo as coberturas definidas de acordo com um critério objetivo e uniforme, não dependente exclusivamente da vontade do segurado. A seguradora, com base nas propostas de adesão dos candidatos à participação no contrato, emite, para cada segurado, um certificado individual comprovando a sua inclusão no grupo. Neste documento constam os dados de identificação e a designação dos beneficiários”
(portal www.tudosobreseguros.com.br).

O coordenador da comissão de Riscos Pessoais do SindsegSC, Sr. Felipe Carvalho, conta como é importante para quem atua com o seguro vida, saber de resultados como esse. “O seguro de vida é algo de extrema importância, e é nosso dever trabalhar para informar o consumidor que tem dúvidas sobre o produto. A resposta para as perguntas feitas ao consumidor guiam o nosso trabalho, para o direcionamento das ações. ”

O apoio ao consumidor do futuro

Um consumidor mais conectado aos seus investimentos, e com o conhecimento do produto, é em busca dessa realidade que o SindsegSC trabalha focando as suas ações onde reconhece situações que podem ser melhoradas. Para o Sr. Paulo Lückmann, presidente do SindsegSC, as enquetes do portal são de grande utilidade para quem trabalha no mercado segurador, pois é a partir das dúvidas dos consumidores que os trabalhos informativos podem ser realizados. “A enquete é um dos principais meios que o Sindicato tem para conhecer os pontos que ainda causam problemas para o consumidor, e como vivemos numa era voltada a eles, o trabalho de disseminação das informações deve ser levado a sério por todos”.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina