Você sabe o que é o seguro residencial e quais são seus benefícios?

Encerrou nesta segunda-feira, dia 30 de abril, a enquete do portal SindsegSC sobre seguro residencial. A pergunta feita aos internautas foi “Você sabe o que é o seguro residencial e quais são seus benefícios?”. O resultado final para a pergunta foi de 64.29% Sim e 35.71% Não.
Abaixo, uma explicação sobre este importante seguro.

“O seguro residencial é um produto com coberturas multirriscos, isto é, oferece um conjunto de seguros conjugados ou agrupados numa única apólice. Este tipo de seguro é destinado a residências individuais, como casas e/ou apartamentos utilizados como moradia habitual ou de veraneio. Todo seguro residencial possui uma garantia básica (cobertura), que cobre os prejuízos provocados por incêndio, queda de raio e explosão. A partir da garantia básica, existem outras adicionais que também podem ser contratadas, visando a complementar o seguro e proteger o imóvel contra outros riscos. Dentre estas, temos: roubo, desmoronamento, impacto de veículos, queda de aeronaves, vendaval, furacão, ciclone, chuva de granizo, danos elétricos, etc. Além dessas garantias (coberturas) adicionais, também há uma enorme variedade de serviços que podem ser concedidos ou contratados, dependendo da seguradora. Você pode contratar, também, ressarcimento de prejuízos causados a outras pessoas involuntariamente, por você e por quem morar ou trabalhar na sua casa. Isso inclui danos que animais de estimação podem provocar, como aquele cãozinho que você acha maravilhoso, mas que tem a ideia fixa de um dia pegar o carteiro. Esta cobertura, por exemplo, faz parte do seguro de responsabilidade civil e pode ser contratada na apólice multirriscos. A propriedade segurada está sujeita a diversos riscos e para cada um existe uma cobertura (garantia) específica, como pagamento do aluguel, para o proprietário ou para o inquilino, no caso de incêndio. As opções oferecidas pelas seguradoras são muitas. Entre elas, a associação do seguro residencial ao de vida e ao de acidentes pessoais. Este último se destina à prevenção de acidentes domésticos sofridos por quem estiver na sua casa.” (portal www.tudosobreseguros.org.br)

Para o Sr. Jean Carlo de Borba, coordenador da comissão de Ramos Diversos do SindsegSC, responsável pela enquete, é de extrema importância que o resultado da enquete tenha sido positivo, mostrando que a sociedade conhece um seguro tão essencial quanto o residencial. “O seguro residencial ainda possui mitos que precisam ser apagados. Muitas pessoas acreditam que ele é caro, porém o benefício que ele propõe e gera acaba sendo muito maior do que o investimento” comenta o coordenador.

As enquetes do portal SindsegSC são uma importante maneira do sindicato aproximar a sua relação com a sociedade, descobrindo as dúvidas de quem acessa o portal. Participe das enquetes e ajude o SindsegSC à trabalhar cada vez mais na disseminação da cultura do seguro em Santa Catarina!

Fonte: SindsegSC - Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina