Você toma medidas adequadas para prevenir assaltos, roubos ou furtos?

Encerrou na sexta-feira, dia 31 de agosto, mais uma enquete do portal SindsegSC. Com o tema prevenção, a pergunta feita a todos que acessavam o portal www.sindsegsc.org.br era “Possuir o seguro para seu carro ou a sua casa é um grande passo para a tranquilidade de sua família mas mesmo estando os bens segurados, você toma medidas adequadas para prevenir assaltos, roubos ou furtos?”. O resultado da enquete foi o seguinte: 70,45% dos visitantes responderam que Sim, enquanto 15,91% responderam Não e 13,64% Às vezes.

O resultado mostra que a maioria das pessoas procura se prevenir mesmo quando estão seguradas, mas ainda restam cerca de 30% não tomando as precauções com frequência. Citando os seguros residenciais e de automóveis, as apólices possuem coberturas que garantem a proteção em várias situações, mas os cuidados básicos de prevenção pelos cidadãos e segurados são imprescindíveis.

O seguro residencial, possui uma garantia básica (cobertura), que cobre os prejuízos provocados por incêndio, queda de raio e explosão. A partir da garantia básica, existem outras adicionais que também podem ser contratadas, visando complementar o seguro e proteger o imóvel contra outros riscos. Dentre estas, temos: roubo, desmoronamento, impacto de veículos, queda de aeronaves, vendaval, furacão, ciclone, chuva de granizo, danos elétricos, etc.

No caso dos automóveis, existem dois tipos de cobertura, a compreensiva, que abrange os seguintes riscos: colisão, abalroamento, capotagem ou derrapagem; queda sobre o veículo de objeto externo; dano causado pela carga transportada; dano causado quando o veículo estiver sendo transportado; ato danoso praticado por terceiros; alagamento, enchente e inundação; ressaca, vendaval, granizo e terremoto; raio; incêndio ou explosão; roubo ou furto total ou parcial (partes); já a cobertura roubo, furto e incêndio é limitada, e abrange apenas os riscos de raio, incêndio, explosão e roubo ou furto total. (Fonte: www.tudosobreseguros.com.br)

Para o presidente do SindsegSC, Sr. Paulo Lückmann, não podemos fugir da realidade. “A insegurança na sociedade é constante, por este motivo há importância de estar segurado e também de tomar medidas de prevenção”, ressaltou o presidente, que ainda citou algumas dicas:

• Nunca deixe a chave no contato do carro. Documentos e chaves de reserva também devem ficar fora do veículo, assim como talões de cheques e cartões de crédito.
• Ao estacionar, feche o carro, mesmo que a saída seja por alguns minutos ou que esteja na garagem da casa ou edifício.
• Estacione o mais próximo possível do seu destino e evite deixar o carro na rua. Ao entregar o carro, procure identificar os manobristas e exija um comprovante em que constem as características e o numero da placa do automóvel.
• Jamais confie a chave do carro a desconhecidos.
• Nunca fique dentro do veículo quando parado. Se for necessário permanecer, mantenha o motor ligado. Nesse caso, não estacione em local do qual você não possa sair rapidamente.
• Nunca deixe a mostra, jaqueta, embrulhos, caixas ou pacotes à vista podem convencer o ladrão a arrombar o seu veículo.
• Em caso de pane, acidente, furto ou roubo, entre em contato com sua seguradora, através da assistência 24 horas.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina