SindsegSC promove evento com profissionais sobre trânsito

Evento promovido pelo SindsegSC - Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina no dia 13 de maio, reuniu mais de 100 pessoas em um Painel com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”.  Cinco profissionais especialistas no assunto ‘trânsito’ explanaram sobre o tema e responderam perguntas do público através do mediador e diretor do SindsegSC, Rodrigo Chavantes.

O presidente do SindsegSC, Rogerio Spezia, em seu discurso de abertura, afirmou que o Sindicato, através das suas ações, contribui para a criação de um trânsito mais seguro. A participação da entidade no Movimento Maio Amarelo, fortalece ainda mais a prevenção e a segurança ligada a vida.

“O SindsegSC está ajudando a disseminar conhecimento para ajudar a formar condutores e cidadãos mais conscientes e contribuir para a reflexão daqueles que já estão há muito tempo nesse papel”, completou Spezia.

Antônio Fernando das Neves Filho, da Polícia Civil, Leonardo Pires Oliveira, da Polícia Militar Rodoviária, Marcelo Schrubbe, do Seterb, Nataniel Oliveira, da Rádio CBN Vale do Itajaí, e Nicolas Vasconcelos, da Polícia Militar, explanaram e relataram diversos pontos, como: imprudência, conduta, gentileza, comportamentos, entre outros.

Também foi ressaltado pelos painelistas que o Brasil está em 3° lugar entre os países com maior número de mortes no trânsito e Santa Catarina foi o terceiro estado do Brasil com mais acidentes de trânsito em 2018.  A frota de veículos do Estado já passou de 5 milhões e, por isso, cada vez mais os cuidados no trânsito são necessários.

Colocar o cinto de segurança, colocar o celular no silencioso, não encaminhar mensagens enquanto dirige, não ingerir álcool antes de dirigir, são pequenas ações que fazem uma grande diferença. A imprudência dos motoristas, a impunidade nos casos em que ocorre as infrações dos condutores, a abordagem que coloca em risco a vida, e dificulta o trabalho da polícia, também foram temas esclarecidos no debate.

Foi apresentado ao público o vídeo da campanha nacional do Maio Amarelo, que tem como proposta que os adultos ouçam o conselho dado por uma criança, que com sua ingenuidade e inexperiência perante a vida, tem uma percepção e absorção do que é certo e errado com mais eficácia, sem filtros.

No final do evento, o vice-presidente do SindsegSC que realizou o cerimonial, Fabricio Cardozo, agradeceu a presença de todos e convidou o presidente Spezia para entregar a homenagem ao 10º Batalhão da Polícia Militar, comandado pelo Tenente Coronel Jefferson Schmidt, representando no evento pelo 2º Tenente Nicolas Vasconcelos Marques.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras