Hoje é Dia do Motorista


Instituído em 1968 por meio do Decreto nº 63.461 durante o governo de Artur da Costa e Silva, o Dia do Motorista é uma forma de homenagear e destacar a importância dos motoristas profissionais. Esta data foi escolhida por ser o mesmo dia em que se comemora o padroeiro dos motoristas, São Cristóvão. O Santo é considerado o protetor dos motoristas por ter sido o responsável por realizar a travessia de uma margem à outra de um rio muito turbulento para aqueles que precisassem pois possuía muita força para vencer as águas.

A data, além de celebrar estes profissionais primordiais para o desenvolvimento do país, é também um momento oportuno para reforçar os cuidados que todos os motoristas devem ter para trafegar em segurança. Confira abaixo algumas delas:

Cinto de segurança

Independentemente de ser uma distância curta ou longa, o cinto de segurança sempre é necessário. O equipamento mantém o indivíduo preso à poltrona em caso de parada brusca, colisão e desvio repentino. Este cuidado pode fazer a diferença para que ninguém saia ferido no caso de um acidente.

Álcool

Ao ingerir álcool, o condutor fica com a visão, reflexos e capacidade de concentração comprometidos, ou seja, as chances de ocorrer um sinistro são muito maiores pois o motorista não está em condições de dirigir de forma segura. É importante ressaltar que não existe uma quantidade de álcool que possa ser ingerida sem que as capacidades motoras sejam afetadas.

Leis de trânsito

O CTB - Código de Trânsito Brasileiro foi formulado por profissionais capacitados e que criaram as regras com o intuito de tornar o trânsito um lugar seguro, ou seja, não são regras criadas à toa. Ao obedecer às normas e leis de trânsito, o motorista está fazendo algo mais importante que evitar multas, está salvando vidas.

Atenção

Enquanto você está dirigindo evite ao máximo coisas que tirem sua atenção mesmo que seja por pouco tempo, pois para ocorrer um sinistro poucos minutos já são suficientes. Deixe avisado aos parentes e amigos, previamente, que no momento em que você está dirigindo não atenderá o celular pois essas conversas podem ficar para depois e a sua vida não.

Respeito

Nós vivemos em sociedade e o respeito é primordial em todas as esferas da nossa vida e claro que no trânsito não seria diferente. Respeite o tempo de travessia do idoso e da criança, o sinal vermelho/amarelo e áreas que não permitam excesso de velocidade. Todos nós queremos ser respeitados, mas para isso acontecer também precisamos respeitar.

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina - SindsegSC congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina. O SindsegSC é presidido por João Amato para Gestão 2022/2025.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras