Seguro, Crédito e Agronegócio é tema de seminário da CNseg em Brasília
A CNseg, em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG e a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI), realizam em 8 de abril, na sede da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília, o seminário “Seguro, Crédito e Agronegócio – Proteção rural e novos instrumentos de financiamento”.
O primeiro painel “Novos instrumentos de financiamento como mecanismos que impulsionam o crescimento e a sustentabilidade do agronegócio”, discutirá alternativas para ampliar e diversificar as fontes de recursos destinadas ao setor.
O objetivo é avaliar soluções capazes de estimular investimentos em tecnologia, modernização da infraestrutura e práticas produtivas mais sustentáveis.
Participam do debate:
- Fabiana Perobelli, Client Relationship – Brokers and Agribusiness Companies da B3
- Marcelo Porteiro, superintendente da Área Agropecuária e de Inclusão Social do BNDES
- João Rabelo, diretor de Novos Negócios do IRB Re
- Octaciano Neto, sócio-fundador da Zera.Ag
A moderação será conduzida por Gláucio Nogueira Toyama, presidente da Comissão de Seguro Rural da Federação de Seguros Gerais (FenSeg).
A discussão reflete um movimento crescente de aproximação entre o agronegócio e o mercado de capitais, com a criação de novas estruturas financeiras voltadas ao financiamento da produção, da inovação tecnológica e da expansão das cadeias produtivas.
Na sequência, o segundo painel: “Destravando o seguro rural no Brasil: inovação e resiliência climática”, abordará os desafios estruturais do seguro rural no país e as possibilidades abertas pela transformação digital e pelo uso de novas tecnologias no monitoramento e gestão de riscos. O debate reunirá:
- Bruno Alves, diretor de Tecnologia, Portfólio, Soluções Digitais e Analytics da BB Seguros
- Guilherme Campos, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)
- Tania Zanella, presidente do Instituto Pensar Agropecuária
- Monica Sodré, CEO da Meridiana
A moderação será feita por Renato Buranello, vice-presidente da ABAG. O painel discutirá como a ampliação do seguro rural pode ajudar a mitigar perdas causadas por eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes, além de fortalecer a estabilidade financeira das cadeias produtivas.
Proteção financeira como pilar do agro Especialistas apontam que o avanço de instrumentos de crédito, seguros e resseguros é fundamental para sustentar o crescimento do agronegócio brasileiro.
O evento será encerrado após os debates técnicos, consolidando as discussões sobre como seguros, crédito e inovação podem atuar de forma integrada para ampliar a segurança econômica e a resiliência do agronegócio no país.
O encontro reunirá autoridades públicas, especialistas e representantes do mercado financeiro para discutir caminhos que ampliem o acesso a recursos e reforcem a proteção do produtor rural diante de novos riscos econômicos e climáticos.
Os ineressados em participar, podem se inscrever clicando aqui.
https://emkt.cnseg.org.br/emkt/tracer/?2,8792992,7227f410,d6ec,1
https://cnseg.org.br/noticias/seguro-credito-e-agronegocio-e-tema-de-seminario-da-c-nseg-em-brasilia
Fonte: CNseg | SindsegRS