Estudo da Flow aponta três tendências profissionais no mercado

A inserção cada vez maior do Brasil no cenário mundial de seguros gerou uma pressão por mudanças nas empresas que já atuavam no País, tornando o setor mais dinâmico, relevante e atrativo, conforme estudo sobre Infraestrutura e Seguros no Brasil realizado pela empresa de recrutamento Flow.

Entre 2008 e 2011, o número de empresas do setor de seguros mais que dobrou e as transformações do mercado têm influenciado os perfis dos profissionais e também o próprio modelo de gestão de pessoas nas empresas. Nesse contexto, a análise ainda aponta três tendências:

* Busca por um novo perfil de profissional - a aproximação das áreas técnicas e comerciais demanda perfis híbridos que combinem forte base técnica com habilidades comerciais e de comunicação. A fluência em inglês também é necessária.

* Retenção via planejamento de carreira – cerca de 60% dos profissionais que buscam recolocação no mercado o fazem pelo fato de não terem claras suas oportunidades de crescimento profissional onde trabalham. Com isso, as empresas perceberam que somente os incrementos salariais não resolveriam as questões de atração e retenção. RHs, CEOs e Diretores de Área tiveram que se engajar para fortalecer a comunicação interna e resolver lideranças inspiradoras.

* Aumento de remuneração e políticas de remuneração variável - consequência natural pela briga por talentos e pela percepção de que os principais ativos das empresas do setor são bastante assediados e acabam se movimentando em um período curto.

Fonte: Clipp-Seg | Revista Cobertura