Pesquisa avalia qualidade dos serviços públicos em SC
Ampliar os investimentos em segurança, saúde e educação é o principal desafio que os prefeitos de sete importantes cidades catarinenses terão a partir do próximo ano. Estes três itens receberam a pior pontuação em uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC) sobre a qualidade dos serviços públicos prestados na esfera municipal.
O levantamento consultou 3.117 moradores maiores de idade de Joinville, Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Jaraguá do Sul e Lages. As entrevistas foram aplicadas entre os dias 1º e 4 de setembro em pontos de grande fluxo de pessoas em cada uma das cidades. Com notas que variavam de zero a cinco, a população opinou sobre dez diferentes serviços públicos de seus respectivos municípios (veja na tabela abaixo).
Na avaliação geral, os serviços públicos receberam nota 3,13, considerada de regular para boa – o que revela que muita coisa ainda precisa ser feita. Os itens com as piores avaliações, e os únicos com pontuação abaixo de 3, foram, respectivamente, segurança (2,71), transporte (2,79) e saúde (2,82). Por outro lado, limpeza (3,51), habitação (3,35) e preservação ambiental (3,27) contabilizaram os maiores índices.
Chapecó recebe a nota mais alta
Chapecó recebeu a nota geral mais alta entre os sete municípios catarinenses avaliados: 3,45. A estrutura urbana da cidade é bem vista por seus moradores. Este item teve a maior pontuação entre os dez pesquisados, com 3,72. Por outro lado, a segurança é o que mais aflige os chapecoenses, com nota 2,85.
Em Jaraguá, habitação e preservação ambiental são os destaques
Dos dez serviços públicos avaliados, apenas um não contabilizou nota de pelo menos três em Jaraguá do Sul: transporte, que teve 2,94 pontos. Com isso, a cidade da região Norte é a única, no universo da pesquisa, com apenas uma categoria com pontuação abaixo de três. Os destaques foram os serviços de habitação e preservação ambiental, que empataram na primeira posição com nota 3,63.
Blumenau: a cidade mais limpa
Os moradores de Blumenau reconhecem que moram em uma cidade limpa. O item limpeza teve nota 3,76, a maior na categoria entre os sete municípios pesquisados. A estrutura urbana também mereceu destaque, com 3,75 pontos – mais uma vez o melhor desempenho. Por outro lado, o serviço de transporte blumenauense foi analisado como o pior do levantamento: apenas 2,76 pontos. A segurança, que teve nota de 2,85, é outro ponto que precisa ser melhorado na opinião da população local.
Água e esgoto: a melhor avaliação em Joinville
Assim como os blumenauenses, a população de Joinville deu a nota mais alta para a limpeza da cidade, que somou 3,69 pontos. O principal destaque, no entanto, foi a pontuação do item água e esgoto, que chegou a 3,54, a maior entre os municípios avaliados. Por outro lado, a maior cidade de Santa Catarina também registrou a pior nota na área da saúde: 2,63.
Estrutura urbana e habitação na ponta em Criciúma
Em Criciúma, os serviços públicos nas áreas de habitação e estrutura urbana receberam as maiores notas: 3,38 e 3,34, respectivamente. Na cidade, um dos destaques foi a pontuação do item transporte, de 3,15, a segunda maior entre os sete municípios avaliados. Por outro lado, preservação ambiental (2,84), saúde (2,73) e segurança (2,65) ficaram com médio abaixo de três.
Em Lages, transporte tem a maior nota
O item transporte contabilizou 3,22 pontos em Lages, a maior média entre as sete cidades pesquisadas. Este também foi o serviço mais bem avaliado no município, ao lado da educação. Por outro lado, o desafio dos lageanos é melhorar a qualidade dos serviços nas áreas de cultura e lazer (2,82), saúde (2,66) e segurança (2,65).
Florianópolis: o pior desempenho do Estado
Em Florianópolis a situação é mais crítica, na avaliação dos seus moradores. A capital catarinense contabilizou a pior nota geral: apenas 2,3. Nenhum dos dez itens avaliados superou três pontos. A segurança é a grande preocupação da população da Ilha. Ficou com nota 1,74, a mais baixa registrada pela pesquisa. Saúde e transporte também ficaram com índices baixos (2,07). Os serviços de limpeza, por outro lado, ficaram com nota 2,98.
Fonte: Noticenter