Lei Seca. Rigor completa um mês hoje
BLUMENAU - Hoje a nova Lei Seca, que endureceu a fiscalização e deixou a multa mais pesada para quem dirige sob efeito de álcool, completa um mês de vigência no país. Em decorrência do pouco tempo em vigor, 30 dias, polícias rodoviárias e agentes de trânsito ainda não têm uma avaliação concreta dos resultados do projeto em relação ao mesmo período do ano passado, mas acreditam que agora, como a lei não permite brechas, a fiscalização está mais facilitada. O texto, aprovado sem vetos e assinado pela presidente Dilma Rousseff antes do feriado de Natal, permite que o condutor seja considerado embriagado com base em vídeos e testemunhas. Além disso, a multa aumentou de R$ 957,69 para R$ 1.915,38.
Em 2012, a Guarda Municipal de Trânsito autuou, em média, 71,5 condutores por mês que estavam dirigindo sob efeito de álcool, o equivalente a 2,3 por dia. O número total de condutores notificados pela Guarda por dirigirem sob a influência de álcool foi de 859 em 2012, e 554 em 2011. A diferença de um ano para o outro é atribuído às operações conjuntas da Guarda com a Polícia Militar, onde houve o aumento do número de blitze.
Segundo o gerente do departamento de Trânsito de Blumenau, Ivonei Leite, não é possível fazer uma comparação entre janeiro deste ano e os meses anteriores à vigência da lei, pois neste primeiro mês do ano o trânsito dentro do perímetro urbano fica mais tranquilo, pois muita gente tira férias e sai de Blumenau:
– Mas estamos com a fiscalização diária, principalmente no período noturno, e ainda é comum identificar condutores alcoolizados.
A nova lei é avaliada como positiva pelo chefe da 4ª delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), João Atadeu de Melo, pois está reduzindo o número de pessoas em estado de embriaguez durante as fiscalizações feitas pela PRF.
Fonte: Jornal de Santa Catarina