Atuário é eleita a melhor profissão do mundo

A revista do jornal O Globo do último domingo, 5 de maio, publicou uma reportagem de duas páginas sobre a carreira de atuário que, embora desconhecida pelo grande público, é apontada pelo site americano CareerCast como a melhor profissão do mundo, levando em conta salário, nível de estresse, possibilidade de emprego e ambiente de trabalho.

O atuário é um matemático especializado em calcular riscos financeiros que atua no mercado de seguros e previdência. É ele que calcula, por exemplo, quanto uma empresa deve cobrar pelo seguro de um carro e quanto ela deve ter em caixa para arcar com seus custos.

Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Atuários, Flávio da Cunha Castro, há 900 atuários em atividade no Brasil. O salário inicial é de R$ 3 mil e pode chegar a R$ 20 mil após dez anos de serviço.

A profissão começou a ser mais valorizada a partir da crise econômica mundial, em 2008, que levou à falência diversas seguradoras, afirmou a coordenadora do curso de Ciências Atuariais da Uerj, Narcisa dos Santos. “Até então, os atuários não participavam das decisões da alta gerência das empresas. Quando as seguradoras se viram ameaçadas, começaram a buscar os profissionais.”

Fonte: CNseg