Prefeitos: governo azeitando a máquina

Aministra Ideli Salvatti, das Relações Institucionais, coordena hoje o 14º Encontro Estadual de Prefeitos. Executa projeto de iniciativa da presidente Dilma Rousseff, visando a desburocratizar as ações do governo federal e azeitar contatos diretos com os gestores municipais.

As experiências anteriores, em 13 estados, tiveram resultados muito positivos, avalia a ex-senadora. Foram registrados mais de 15 mil atendimentos. E a presença dos prefeitos, entre 85% e 95%, indicativo do sucesso do programa. Ao invés de os prefeitos continuarem de chapéu na mão, todos os meses em Brasília, muitas vezes para entregar apenas um documento, são atendidos pessoalmente por técnicos federais e ministros.

O roteiro do encontro, no Centro Multiuso de São José, está previsto para começar às 9h, com os costumeiros discursos. A palestra da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, também repete cerimoniais semelhantes. Assim, todas as expectativas se voltam para o atendimento individualizado. Os prefeitos e secretários municipais poderão ver esclarecidas dúvidas sobre financiamentos, liberação de recursos, encaminhamento de projetos etc. No Paraná, recorde, foram 3 mil participantes.

Os adversários identificam componente político e eleitoral. De um lado, o Executivo fazendo contatos diretos com os prefeitos, quebrando o domínio dos deputados e senadores na transferência de recursos e emendas parlamentares. De outro, a busca da melhoria da imagem de Dilma, com a popularidade e prestígio em queda livre.

A entrega, neste fim de semana, de vários lotes de máquinas e veículos insere-se no contexto político-eleitoral desse contato direto com os municípios. 

Fonte: Click RBS